Os Jogos Paralímpicos de 2024, que começam nesta quarta-feira (28) em Paris, contarão com a estreia de uma atleta que já foi atriz e brilhou o remake de “Chiquititas”, exibido pelo SBT entre 2013 e 2015.
Na novela adaptada por Íris Abravanel, viúva de Silvio Santos, Giovanna Boscolo viveu Michelle Kubitschek Bragança, que integrava um grupo de meninas que praticava bullying com as garotas que viviam no orfanato Raio de Luz, principal cenário da narrativa.
Boscolo integrou o elenco que também contava com Manuela do Monte, Giovanna Grigio, Gabriel Santana, Marcos Frota e João Acaiabe.
A atriz e atleta fará sua estreia em Paralimpíadas nesta edição, mas sua relação com o esporte é antiga e começou antes mesmo de ela saber que tinha ataxia de Friedreich, doença genética neurodegenerativa que afeta o equilíbrio e a coordenação motora, podendo, também, acometer os movimentos.
Na época, Giovanna praticava ginástica aeróbica desde os 11 anos e chegou a ser campeã brasileira em 2014.
Em 2015, após sofrer algumas lesões, ela recebeu o diagnóstico médico. Desde então, a atriz se matriculou no curso de Biomedicina e conheceu o Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, quando passou a estagiar na área de Ciência do Esporte.
Incentivada pelo local, Giovanna voltou ao esporte, começou a praticar atletismo em 2023 e logo se tornou medalhista de bronze no lançamento de club no Mundial de Atletismo Paralímpico deste ano, que aconteceu na cidade japonesa de Kobe.
Em Paris, ela competirá na classe F32, que reúne atletas com deficiências físicas que afetam a coordenação motora e o controle muscular. Ela disputará as modalidades de arremesso de peso e de club, que acontecerão no domingo (30) e na próxima quarta-feira (4), respectivamente.
IA pode ajudar a prever avanço dos sintomas de Alzheimer, mostra estudo