domingo, julho 7, 2024
InícioPolíticaGilmar Mendes vê tecnologia como 'séria ameaça à democracia'

Gilmar Mendes vê tecnologia como ‘séria ameaça à democracia’

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes afirmou, na quarta-feira, 17, que a tecnologia pode representar “séria ameaça à democracia e aos direitos fundamentais assegurados na Constituição”. A declaração ocorreu no lançamento do livro Constituição, Direito Penal e Novas Tecnologias, coordenado pelo decano da Corte e pelo advogado Matheus Pimenta de Freitas.

Mencionando os convites que circularam nas redes sociais para as manifestações em Brasília, em 8 de janeiro de 2023, o magistrado disse que o avanço tecnológico é fundamental. Contudo, ele afirmou que isso traz “consequências que requerem atenção”, principalmente no que diz respeito aos direitos individuais e coletivos.

O livro aborda a dificuldade de controlar e regular as tecnologias, sobretudo com o uso da inteligência artificial. Reunindo contribuições de profissionais da área, a obra traz uma combinação entre o Direito e conceitos de modernidade e democracia.

A solenidade de lançamento foi realizada na Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal, acervo do STF. O evento contou com a presença do presidente do Supremo, Luís Roberto Barroso, e do ministro Cristiano Zanin.

Gilmar Mendes, Barroso, STF, tecnologia e Elon Musk

Elon Musk, CEO da SpaceX e da Tesla, gesticula ao participar da conferência Viva Technology, dedicada à inovação e startups no centro de exposições Porte de Versailles, em Paris, França - 16/6/2023 | Foto: Gonzalo Fuentes/Reuters
Elon Musk, CEO da SpaceX e da Tesla, gesticula ao participar da conferência Viva Technology, dedicada à inovação e startups no centro de exposições Porte de Versailles, em Paris, França — 16/6/2023 | Foto: Gonzalo Fuentes/Reuters

O presidente do STF ressaltou que as tecnologias recentes “afetam o Direito Penal” e que o futuro “ficou imprevisível” devido à inteligência artificial. No início de abril, Barroso declarou que o “inconformismo contra a democracia se manifesta na instrumentalização criminosa das redes sociais”, saindo em defesa do ministro Alexandre de Moraes diante das críticas de Elon Musk, dono do Twitter/X, ao magistrado e ao próprio Supremo.

Leia mais

O embate surgiu depois de o Musk indagar Moraes por ordens de retirada de conteúdo e de bloqueio de perfis investigados por ataques antidemocráticos e às urnas eletrônicas. O empresário afirmou que removeria as restrições ordenadas pelo ministro. Em resposta, Moraes incluiu o dono do Twitter/X como investigado no inquérito das milícias digitais pela prática de “dolosa instrumentalização” da plataforma.

Gilmar Mendes também se manifestou, no começo do mês, sobre o embate e defendeu Moraes que, segundo ele, tem sido “vítima de injustas agressões físicas e virtuais”. O decano do STF cobrou a regulamentação das redes sociais pelo Congresso, afirmando que “apenas com a elaboração de uma nova legislação será possível estabelecer, com mais segurança, os direitos e deveres de todos aqueles que se disponham a atuar na internet” e combater a circulação de fake news e discursos antidemocráticos nas redes.


Revista Oeste, com informações da Agência Estado

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui