Em um jantar-debate em Lisboa, na quarta-feira 17, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), revelou à imprensa brasileira momentos emocionantes de um encontro com Jair Bolsonaro (PL).
Durante a reunião com o decano da Corte, o ex-presidente desabafou e chorou ao falar das dificuldades que enfrentava durante a pandemia do covid-19.
Sobre esse encontro, que ocorreu numa manhã de sábado, Gilmar relatou que recebeu um convite de Bolsonaro para uma reunião no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, em Brasília.
Bolsonaro, que se opunha às medidas extremas de isolamento impostas por Estados e municípios, mostrou para Mendes vídeos que relatavam a situação do povo.
“Ele pegava o celular, abria o WhatsApp e me mostrava vídeos”, lembrou Gilmar. Bolsonaro dizia: “Olha só, tem esse cara aqui que vai ter que fechar a lotérica, e não pode”.
Bolsonaro se emociona durante conversa com Gilmar Mendes
Em determinado momento, os assessores de Bolsonaro deixaram a sala, e o então presidente desabafou sobre as dificuldades que estava enfrentando, chegando a chorar.
“Ele ficou falando sobre como estava difícil, sobre como era atacado, da família, e, lá pelas tantas, se pôs a chorar”, detalhou Gilmar. O ministro acrescentou que Bolsonaro parecia angustiado. “Aí eu disse, senhor presidente, a vida é difícil mesmo.”
Bolsonaro confirma o encontro
Procurado pelo jornal O Estado de S. Paulo, Jair Bolsonaro confirmou o encontro e admitiu que se emocionou. Ele relembrou ter falado sobre sua família, a facada que sofreu e as dificuldades que enfrentou até chegar à Presidência.