sexta-feira, julho 5, 2024
InícioJosé OlimpioGILBUÉS: DESERTIFICAÇÃO AVANÇOU NO GOVERNO WELLINGTON DIAS

GILBUÉS: DESERTIFICAÇÃO AVANÇOU NO GOVERNO WELLINGTON DIAS

O processo de desertificação nos municípios de Gilbués e Monte Alegre, no Sul do Piauí, é um problema antigo que remonta à década de 40, quando a exploração de diamantes atraiu para aquela região garimpeiros de todo o país. A atividade era tão rentável que  até aviões de carreira pousavam naquelas cidades.

Em matéria publicada no jornal Tribuna do Piauí em 26 de janeiro de 2010, sob o título Governo estimula mineração de diamantes em Gilbués, a jornalista ambiental Tânia Martins acusava o governo Wellington Dias (PT) de contribuir para agravar o problema, a partir de 2004, com a concessão de licença para a empresa DM Mineração explorar diamantes nos dois municípios.

Na época, o presidente da Fundação Rio Parnaíba (Furpa), Francisco Soares, já falecido, denunciava à autora da matéria que ao lado do projeto Energia Verde, da empresa JB Carbon, para transformar 114 mil hectares de floresta em carvão, a mineração em Gilbués era a prova de que o Governo do petista do Piauí se interessava apenas pelos aspectos econômicos e políticos que lhe convinham.

Com a volta do tema às páginas dos jornais no dia de ontem (7) o senhor Dalton Macambira, que foi secretário de Meio Ambiente no governo Wellington Dias e se apresenta agora como especialista em questões ambientais, deita falação sobre o problema da desertificação, mas na época não se posicionou contra as atividades das empresas J. Carbon e DM Mineração.

SERRA VERMELHA

A JB Carbon é a empresa que quase acaba com a Serra Vermelha instalando ali mais de 300 carvoarias com a permissão do governo Wellington Dias. A empresa, em troca, mantinha uma boa relação com os parlamentares da base do governo que viajavam de graça em suas aeronaves, entre eles o deputado Fábio Novo, que escapou da morte por pouco quando o avião em que viajava sofreu uma pane e caiu.

As entidades ambientais do Estado denunciaram ao Ministério Público Federal o crime ambiental que vinha sendo praticado pela empresa em conluio com o governo petista. A produção de carvão foi suspensa e ganhou destaque na imprensa nacional. A rede Globo veio ao Piauí e fez uma reportagem denunciando o crime ambiental da J. B. Carbon, contribuindo assim par salvar a Serra Vermelha.

Opinião
Opinião
José Olímpio
MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui