A Gerência do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) de Teresina realizou, nesta semana, uma visita técnica à 2ª Serventia de Notas e Protesto da capital. A equipe foi recebida pela tabeliã, Stella Beatriz Marques Sousa Pedrosa, para alinhar procedimentos e discutir melhorias no atendimento ao contribuinte.
O objetivo da iniciativa é fortalecer a cooperação entre o Fisco Municipal e as Serventias de Notas, buscando mais eficiência e agilidade nos processos relacionados ao ITBI.
Qual a relação entre as Serventias de Notas e o ITBI em Teresina?
No momento da lavratura de escrituras públicas que envolvem a transmissão de bens imóveis inter vivos e de direitos reais sobre imóveis, a Serventia de Notas tem a responsabilidade de protocolar um requerimento ao Fisco Municipal por meio do sistema ITBI-e. Esse procedimento é essencial para a homologação e o lançamento do imposto devido.
Com a escritura pública e o pagamento do ITBI em mãos, o contribuinte pode dar prosseguimento à regularização do imóvel, dirigindo-se ao Registro de Imóveis para oficializar a aquisição, explica, Juliana Fazolo, auditora-fiscal e gerente do ITBI.
A visita à 2ª Serventia de Notas e Protesto de Teresina, reforça o compromisso da administração municipal em aprimorar os serviços prestados à população, garantindo mais transparência e celeridade nos trâmites relacionados à transmissão de imóveis na cidade.