O Gerdau Minas conquistou o pentacampeonato do Sul-Americano de Vôlei. De virada, a equipe minas-tenista bateu o Dentil Praia Clube, de Uberlândia, por 3 sets a 2, na tarde deste domingo (18), no ginásio Paulo Skaf, em Bauru. As parciais foram de 24/26, 16/25, 25/19, 25/22 e 15/11.
O Praia Clube começou dominante, mas o Gerdau Minas se recuperou na partida e venceu três sets em sequência. Yonkaira Peña e Júlia Kudiess foram destaques da equpe vencedora. A oposta Kisy, que jogou no sacrifício, também marcou importantes pontos.
🥇 CAMPEÃÃÃSSS!!! 💙
As Guerreiras de Aço conquistam o título do Campeonato Sul-americano de Clubes 2024, o sétimo da história do Clube!!
🔥🚀 Cadê os parabéns para as nossas atletas??? Celebre o titulo com a gente!!! 💬#VaiMinas #GerdauMinas pic.twitter.com/YWkga2AhCM
— Minas Tênis Clube (@MinasTenisClube) February 18, 2024
O Minas repetiu o título conquistado nos anos de 2018, 2019, 2020 e 2022. O Praia Clube ficou em segundo lugar pela quinta vez na história do torneio.
O Sul-Americano dá duas vagas para o Mundial de Clubes. As equipes mineiras serão as representantes brasileiras na disputa, ainda sem data e local confirmados.
O Praia Clube entra em quadra novamente na quinta-feira (22), quando visita o Pinheiros, em São Paulo, pela 17ª rodada da Superliga. O Minas volta a quadra na próxima sexta-feira (23) pela 17ª rodada da Superliga Feminina, diante do Bauru, em Bauru.
O jogo
O primeiro set foi pautado pelo equilíbrio. As equipes trocaram pontos e a única vantagem conquistada foi pelo Praia, na reta final do set. A equipe chegou a fazer 24 a 21, mas o Minas reagiu e empatou a parcial. O Praia se recuperou e fechou em 26 a 24.
Na segunda parcial, o Praia Clube começou melhor, com o bloqueio ajustado, chegou a abrir 7 a 2. A vantagem foi mantida ao longo da parcial e o time de Uberlândia fechou em 25 a 16.
O Minas se recuperou no terceiro set, diminuiu o número de erros e conseguiu melhor aproveitamento no ataque. A equipe de Belo Horizonte liderou toda a parcial e venceu por 25 a 19.
Os clubes alternaram altos e baixos na quarta parcial. Minas e Praia dividiram momentos de protagonismo e liderança no placar. No entanto, no fim do set o Gerdau Minas marcou cinco pontos em sequência, fechou 25 a 22 e empatou o jogo em 2 a 2.
O quinto set começou com domínio do Gerdau Minas. A equipe belo-horizontina marcou cinco pontos consecutivos e abriu vantagem na parcial. O Praia respondeu com quatro pontos consecutivos. A partir daí, o time minas-tenista abriu vantagem e fechou em 15 a 11.