segunda-feira, julho 8, 2024
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Geração Z e Millennials recorrendo ao TikTok para aconselhamento de carreira

Um grande número de usuários da Geração Z e da geração Y do TikTok estão frequentemente explorando a plataforma em busca de conselhos de carreira, de acordo com os resultados de uma pesquisa de outubro com 1.000 trabalhadores em tempo integral nos EUA, com idades entre 21 e 40 anos, divulgada na terça-feira por ResumeBuilder.com.

As descobertas sublinham o papel das redes sociais na influência das decisões profissionais, especialmente entre as gerações mais jovens.

Mais de três quartos dos usuários da Geração Z na amostra (77%), bem como 59% dos jovens millennials (27 a 33 anos) e 54% dos millennials mais velhos (34 a 40 anos) eram fãs do TikTok . Desses usuários, 32% da Geração Z, 23% dos millennials mais jovens e 25% dos millennials mais velhos disseram que frequentemente recebem conselhos de carreira do TikTok.


Mais de um terço dos usuários do TikTok que afirmaram ter obtido informações sobre carreiras na plataforma disseram que tomaram decisões relacionadas à carreira com base nas informações. Esse número foi maior entre os usuários da Geração Z (41%).

Gráfico de decisões de carreira do TikTok de 2023 – Geração Z e geração Y


No geral, a pesquisa observou que quase nove em cada 10 usuários (88%) que usaram o TikTok para tomar decisões profissionais disseram que ele teve um impacto positivo em suas vidas.

“O TikTok é uma plataforma de mídia social popular, especialmente entre a Geração Z – muitos dos quais cresceram recorrendo às mídias sociais para tudo, desde conexões pessoais até insights de notícias”, observou Paige Breedlove, especialista em tendências de emprego e diretora de filial em Nashville, Tennessee, para Robert Metadeuma empresa de recrutamento global.

“Com a ascensão da cultura influenciadora, os membros da Geração Z podem sentir que os conselhos de carreira que encontram no TikTok são credíveis e valiosos”, disse ela ao TechNewsWorld.

Procurando conselhos para criadores

O fato de a Geração Z recorrer ao TikTok para obter conselhos de carreira não é surpresa, acrescentou Joe Karasin, especialista em marketing de mídia social da Karasin PPC em Lapeer, Michigan.

“O TikTok tornou-se essencialmente um mecanismo de busca para usuários mais jovens que consideram o Google e outros mecanismos de busca abaixo do ideal ou tendenciosos contra as gerações mais jovens”, disse ele ao TechNewsWorld.

“A mídia social mudou a forma como buscamos conselhos sobre todos os assuntos, inclusive carreiras”, continuou ele. “As redes sociais apresentam frequentemente soluções alternativas para problemas que podem ou não estar disponíveis noutros locais.”

A pesquisa também descobriu que dois terços dos entrevistados que receberam conselhos relacionados à carreira de criadores no TikTok confiaram muito (18%) ou confiaram um pouco (49%) nos conselhos. Acrescentou que os usuários da Geração Z eram mais propensos a confiar nas informações que recebiam do que os millennials.


A confiança varia entre gerações devido a diferentes experiências formativas, observou Lina DaSilva, fundadora da Limpeza de brilho de Toronto, uma empresa de serviços de limpeza residencial em Toronto, Ontário, Canadá. Ela consultou uma das formas mais antigas de mídia social – o YouTube – quando decidiu iniciar seu negócio de limpeza.

“A geração Millennial, que viu o nascimento e a evolução das mídias sociais, pode estar mais cética porque testemunhou suas armadilhas”, disse ela ao TechNewsWorld. “A geração Z, por outro lado, encontra conforto na sabedoria coletiva de seus pares.”

“A Geração Z são nativos digitais”, acrescentou ela. “Eles cresceram confiando nas plataformas digitais. A natureza visual e imediata do TikTok pode fazer com que os conselhos pareçam mais relacionáveis ​​e acionáveis. Mas é fundamental lembrar que nem tudo que reluz é ouro. Para cada conselho de ouro, há desinformação.”

“Anos atrás, recorri ao YouTube para aprender truques de limpeza, o que acabou gerando a ideia do meu negócio”, lembra ela. “Eu entendo o fascínio de conselhos rápidos e rápidos. Mas aqui está o chute: a mídia social é uma faca de dois gumes.”

Cuidado com os falsos treinadores

Embora a maioria dos consumidores tenha afirmado confiar nas informações que recebem dos criadores no TikTok, a maioria disse que encontra informações enganosas relacionadas à carreira. Vinte e cinco por cento disseram que encontram informações enganosas com frequência e 53% disseram que às vezes o fazem.

“A maioria dos criadores está compartilhando sua experiência pessoal de carreira e chamando isso de coaching de carreira, o que não é coaching”, disse Julia Toothacre, estrategista de currículo e carreira do ResumeBuilder, na pesquisa.

“Pode haver ótimos conselhos no TikTok se você entender quem está fornecendo as informações”, observou ela. “Eu aconselharia as pessoas a pesquisar a formação dos criadores. Embora alguns sejam realmente bons em marketing ou reembalagem de conselhos que receberam de profissionais experientes, isso não significa que tenham formação ou experiência para lhe dar conselhos.


A mídia social oferece um excelente canal para obter insights autênticos de pessoas que podem estar fora do círculo imediato de um indivíduo, acrescentou Amrit Ahluwalia, diretor sênior de conteúdo e insights da Campus Modernouma empresa de software de gestão de ensino superior com escritórios em Camarillo, Califórnia, e Toronto, Ontário, Canadá.

“Esses canais podem fornecer perspectivas não filtradas sobre o crescimento na carreira de recrutadores, executivos seniores e outros indivíduos influentes com quem o funcionário iniciante médio ou estudante universitário pode não ter a oportunidade de falar abertamente”, disse ele ao TechNewsWorld.

“Este é um grande ponto positivo”, continuou ele, “mas, como acontece com todos os conselhos, vale a pena aceitá-los com cautela. Os usuários das redes sociais devem sempre pensar sobre por que alguém está compartilhando as informações que estão e como isso os beneficia se o público seguir seus conselhos.”

“Eles podem estar procurando construir uma base de clientes, desafiar uma norma crescente ou destacar-se como um empregador de alto valor”, alertou. “Por outro lado, eles podem simplesmente estar procurando aconselhar e apoiar a próxima geração.”

Armadilhas da Generalização

Breedlove acrescentou que a mídia social pode ser uma ótima ferramenta para obter conselhos de carreira acionáveis. Ela apontou o LinkedIn como um ótimo lugar para aprender sobre as últimas tendências de emprego e etiqueta.

“Muitos profissionais de emprego em áreas como pessoal e recursos humanos têm uma forte presença nas redes sociais, utilizando plataformas populares para partilhar informações úteis e gerar negócios”, disse ela. “Com esse compartilhamento público de conhecimento, há muitos bons conselhos de carreira por aí.”

Embora as pesquisas que fazem generalizações sobre tendências geracionais possam ser provocadoras, elas também precisam ser vistas de forma crítica, advertiu Karen Kovacs North, diretora do Annenberg Programa sobre Comunidades Online da University of Southern California.


“Generalizar esses dados para caracterizar uma geração é um pouco exagerado porque nem todas as pessoas dessa geração usam o TikTok. É um exagero dos dados”, disse ela ao TechNewsWorld.

Em uma pesquisa como a do ResumeBuilder, ela também observou: “Há sempre o risco de autosseleção porque as pessoas decidem participar do estudo porque o TikTok é uma parte importante e significativa de suas vidas”.

“O TikTok tem um impacto surpreendente para as pessoas”, acrescentou ela. “Isso tem um impacto enorme na vida das pessoas. É enormemente influente. Vemos isso de forma generalizada, quer se trate das opiniões das pessoas sobre os acontecimentos mundiais, da imagem corporal ou dos estilos de vida, incluindo os seus empregos.”

“Não há dúvida sobre isso. É chocantemente viral e chocantemente persuasivo”, continuou Kovacs North. “Mas quando você começa a dizer que é assim que uma grande porcentagem de uma geração toma decisões, é preciso lembrar que está falando apenas de usuários ativos do TikTok.”

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