Ataques aéreos israelenses nas proximidades de Aleppo, na Síria, resultaram na morte de um general iraniano na manhã desta terça-feira, 4. O general Saeed Abyar, da Guarda Revolucionária do Irã, estava na Síria como conselheiro, de acordo com a Tasnim News, agência ligada à Guarda.
Histórico recente de ataques
Em abril, um ataque aéreo israelense ao complexo diplomático iraniano em Damasco matou sete militares iranianos, intensificando a tensão na região. Em resposta, o Irã realizou retaliações, evidenciando a escalada do conflito.
Ameaças a Israel
O líder supremo do Irã, Ali Khamenei, declarou na última semana que “chegará o dia em que o Estado palestino será formado do rio até o mar”. Ele deu a declaração durante um encontro com Ismail Haniyeh, líder do Hamas.
“Assim como a promessa de Deus à mãe do profeta Moisés se concretizou, a promessa de Deus de eliminar o regime sionista também se concretizará”, disse Ali Khamenei, segundo a agência de notícias Irna.
Depois da morte do presidente iraniano, Ebrahim Raisim, em um acidente de helicóptero no domingo 19, Khamenei assegurou que Teerã continuará a apoiar a causa palestina.
“Mohammad Mokhber [presidente interino] seguirá as políticas do falecido presidente, em relação aos palestinos com o mesmo espírito e motivação”, afirmou.