quinta-feira, outubro 3, 2024
InícioCiência e tecnologiaGemini: Google promete deixar o chatbot mais útil para você

Gemini: Google promete deixar o chatbot mais útil para você

Como a gente informou aqui no Olhar Digital, o Google vai começar a liberar o acesso a seu chatbot Gemini dentro do Workspace. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (2) durante o evento Google Cloud Summit Brasil, em São Paulo (SP).

Para quem não sabe, o Workspace é o antigo G Suite, uma plataforma que reúne vários serviços e ferramentas da big tech, como o Drive, o Meet, o Docs e o Calendar, além de planilhas e um e-mail corporativo. Tudo no mesmo lugar, que pode ser acessado facilmente e que pode ser compartilhado por uma equipe, possibilitando o trabalho de forma integrada.

Leia mais

Aos assinantes do serviço, o Gemini 1.5 Pro vai começar a aparecer no painel lateral de alguns aplicativos, como o Drive e o Gmail, nas próximas semanas.

O plano da companhia é tornar o uso do Workspace cada vez mais orgânico para as empresas. A inserção da Inteligência Artificial deve tornar o pacote ainda mais atrativo para o ambiente de negócios e produtividade.

imagem mostra o logo do gemini em uma ilustração digital
O Gemini é um chatbot, mas não só isso: ele funciona quase como um assistente junto aos aplicativos do Google – Imagem: Reprodução/Google)

Como a IA do Google pode facilitar o seu trabalho

  • De acordo com a big tech, o Gemini permite “pesquisar, debater ideias ou obter informações adicionais” sem sair do Workspace.
  • Ao usar o Gmail, por exemplo, você pode pedir ajuda para escrever um e-mail ou ainda buscar alguma informação importante dentro de uma mensagem antiga (e quase perdida).
  • O Google explica ainda que o Gemini poderá criar planilhas detalhadas (ou outros arquivos) usando material que está guardado na nuvem.
  • Também será possível utilizar o chatbot para preparar apresentações.
  • Vale destacar que o Gemini é, em primeira instância, um chatbot.
  • Ou seja, com o prompt de comando correto, você poderá conseguir muitas coisas dessa Inteligência Artificial.
  • Lembrando que, além dessa integração do Gemini ao Workspace, o Google também lançou recentemente o “Security Advisor” para assinantes do serviço.
  • Em tradução livre, seria algo como um “Conselheiro de Segurança”.
  • Segundo a empresa, a ferramenta “fornece insights diretamente na caixa de entrada de um administrador de TI”.
  • Esse “Security Advisor” inclui recursos de navegação segura e proteção de dados para Chrome, Gmail e Google Drive.
Com o Workspace, o Google busca oferecer soluções para o ambiente corporativo – Imagem: Danishch/Shutterstock.

Planos do Workspace

Como dissemos, todos esses serviços e ferramentas citados acima estão disponíveis para assinantes do Workspace.

O Google oferece diferentes planos: Frontline, Business Starter, Business Standard, Business Plus e Enterprise. Você pode ver o que cada um oferece neste link aqui.

O único que não aparece no link acima é o Frontline, que é o mais básico de todos e gratuito, mas não inclui quase nada (apenas um e-mail com 5 gigas de capacidade de armazenamento).

Se você (ou alguém da sua empresa) ainda não está familiarizado com o serviço, uma dica bacana é que o próprio Google oferece um curso sobre como usar o Gemini dentro do Workspace. Para acessar, basta clicar neste link aqui.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui