O que acontece quando se esquenta gelo num forno micro-ondas? A resposta parece óbvia. Mas só parece. A depender da quantidade de tempo que você colocar, o gelo vai parecer não derreter. E mais: se a pedra de gelo tiver um punhado de arroz dentro, o alimento vai esquentar, mas o gelo aparentemente não.
Esse é um daqueles experimentos malucos que você vê em apresentações de física, por exemplo. Ou até mesmo em questões de vestibular. A boa notícia é que, apesar de parecer inexplicável, há explicação científica para este “fenômeno”, sim.
Gelo não derrete no micro-ondas? Veja bem…
Para entender o que acontece no gelo ao colocá-lo num forno micro-ondas, é preciso entender primeiro como esse tipo de aparelho funciona.
- Explicando: ele aquece o que estiver dentro dele ao fazer moléculas (de água, gordura, açúcar) vibrarem. Como? Por meio de micro-ondas (daí o nome) geradas pelo magnétron – o “coração” do aparelho. Elas fazem as moléculas vibrarem. A vibração gera calor. O calor aquece o alimento ou a bebida em questão.
Ao pesquisar sobre gelo no micro-ondas, você talvez leia por aí que micro-ondas estão sintonizados na frequência vibracional das moléculas de água. E que o gelo não é tão afetado porque suas moléculas não estão livres o suficiente para entrar nesse mesmo modo vibracional. Mas isso está errado, segundo o IFLScience.
- Os micro-ondas não estão sintonizados na frequência de ressonância específica da água (eles produzem vários picos amplos no espectro de frequência);
- Os átomos fortemente ligados permitem que as vibrações se propaguem mais rapidamente do que em líquido ou gás.
O que acontece dentro do forno micro-ondas
“Então, como os micro-ondas aquecem os alimentos se não estão sintonizados numa frequência ressonante específica da água? Eles aquecem os alimentos por meio do aquecimento dielétrico simples”, diz o professor Christopher Baird, da West Texas A&M University, numa postagem no blog da universidade.
Para facilitar o entendimento, vamos separar a explicação do professor em partes:
- No aquecimento dielétrico, o campo elétrico na onda eletromagnética exerce uma força sobre as moléculas dos alimentos, fazendo-as girar para se alinhar com o campo;
- Por causa desse movimento rotacional, as moléculas colidem umas com as outras e convertem seu movimento rotacional relativamente ordenado em movimento desordenado;
- Muitos tipos de moléculas nos alimentos absorvem energia dos micro-ondas dessa forma, não apenas as moléculas de água.
Resumindo: enquanto as moléculas no gelo podem vibrar normalmente, elas são muito menos capazes de girar devido às ligações de hidrogênio formadas com as moléculas vizinhas. Isso resulta em menos colisões e menos movimento desordenado. Por isso, o gelo leva mais tempo para derreter no micro-ondas.