quinta-feira, julho 4, 2024
InícioEntretenimentoGeladeiras com tecnologia IA: para que servem?

Geladeiras com tecnologia IA: para que servem?

Uma nova geração de geladeiras com inteligência artificial embutida prometem tornar o armazenamento de alimentos mais moderno e tecnológico. Algumas empresas como Samsung, LG e Electrolux já contam com produtos capazes de identificar quais alimentos estão faltando, perceber os padrões da casa para gerenciar o gasto de energia do eletrodoméstico ou mesmo sugerir receitas com base nos ingredientes disponíveis.

Geladeiras Samsung

A empresa de tecnologia sul-coreana, por exemplo, dispõe de uma linha chamada de Evolution, com geladeiras que usam IA. A linha tem quatro modelos diferentes RT38, RT42, RT53 e RB50.

Um exemplo de aplicação IA nos eletrodomésticos é o AI Energy Mode, que monitora padrões de uso e consumo da residência. A partir disso, a tecnologia fornece informações para ajudar a economizar energia. De acordo com a companhia, esses modelos podem trazer uma economia de até 40% na conta de luz

Os produtos da linha também contam com WiFi, o que permite que os usuários ativem ou desativem funções quando não estão em casa. Os modelos RT38, RT42 e RT53 utilizam tecnologia POWERvolt para impedir que os aparelhos tenham problemas durante picos de energia. Elas conseguem funcionar entre 90V e 310V.

Geladeira Evolution RT53 da Samsung. Foto: Reprodução

Outro lançamento recente da Samsung, a geladeira Bespoke AI Famly Hub dispõe de uma câmera interna com inteligência artificial. O equipamento identifica os alimentos disponíveis e também fornece visão do interior do eletrodoméstico. O usuário pode receber no smartphone sugestões de receitas com o que tem dentro da geladeira.

O produto também indica o vencimento dos alimentos, bem como cria listas de compras e lembretes dos alimentos armazenados. A Bespoke AI Family Hub tem uma tela de 32 polegadas que exibe fotos, vídeos, receitas e anotações.

Geladeira LG

A geladeira InstaView ThinQ da LG Electronic consegue informar ao usuário o inventário em tempo real dos produtos dentro do eletrodoméstico. Com essas informações e a inteligência artificial embutida, o equipamento pode ajudar na sugestão de refeições com base nos ingredientes disponíveis. O eletrodoméstico alerta os moradores se alguns itens estiverem acabando.

Assim como Bespoke AI Famly Hub, a geladeira da LG conta com um painel onde é possível ver o interior do eletrodoméstico sem precisar abrir a porta. A tela pode mostrar páginas da internet.

Geladeira LG. Foto:Reprodução

Geladeira Electrolux

A Electrolux tem equipado algumas de suas geladeiras com a tecnologia Autosense, que utiliza inteligência artificial. A função da tecnologia é controlar a temperatura interna de forma automática.

Assim, o eletrodoméstico aprende a rotina da casa para regular a temperatura de acordo com a quantidade de vezes e em quais horários a porta da geladeira é aberta e fechada. A partir dessas informações, o armazenamento poderá ficar mais frio nos momentos de maior uso e estável nos períodos de menor uso, como nas férias ou durante a noite.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui