O Ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, destacou, neste domingo, 13, um aumento significativo nas operações militares na Faixa de Gaza. De acordo com ele, o objetivo é pressionar o grupo terrorista Hamas a aceitar um acordo para a libertação de reféns.
“Gaza ficará menor e mais isolada”, afirmou Katz, à medida que as forças israelenses ampliam o controle sobre áreas estratégicas do território.
Durante o período de Pessach, Katz anunciou a captura do Corredor Morag, um trecho de 12 quilômetros que atravessa Gaza de leste a oeste, entre Khan Younis e Rafah. Essa conquista transforma a região entre os Corredores Morag e Filadélfia em parte da zona de segurança de Israel.
“Centenas de milhares de residentes já evacuaram”, afirmou Katz. “E uma grande parte do território de Gaza tornou-se parte das zonas de segurança de Israel.”
Israel deve intensificar as operações em Gaza
A estratégia militar israelense é exercer forte pressão sobre o Hamas para retomar o diálogo sobre a libertação dos reféns. Caso o grupo terrorista mantenha sua recusa, as operações das Forças de Defesa de Israel (FDI) se intensificarão.
Katz também detalhou que o perímetro norte de Gaza está sendo ampliado e fortificado. Para o ministro, isso é parte da estratégia de defesa mais ampla de Israel.
Antes de qualquer manobra terrestre, as FDI realizam operações de “amaciamento” em larga escala por terra, ar e mar, depois de evacuar os civis. Essas operações visam a neutralizar ameaças, como explosivos e infraestrutura inimiga, antes do avanço das tropas.
“Se o Hamas continuar sua recusa, as FDI aumentarão sua atividade”, disse Katz. “Eliminando terroristas e destruindo sua infraestrutura.”