Escondidinho de carne de sol, Maria Isabel, paçoca e Mungunzá. Esses foram os pratos típicos da culinária piauiense, elaborados pela chef piauiense Daniela Castelo Branco, apresentados no Cooking Show, ação que aconteceu hoje (23) em Lisboa, como parte da programação do Showcase Piauí em Portugal.
O evento – na Academia Time Out, escola de cozinha do Time Out Market Lisboa – contou com a participação de jornalistas e influencers portugueses, que degustaram os pratos apresentados. Também prestigiaram o evento o governador do Estado do Piauí, Rafael Fonteles; e o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Júlio César Filho.
“Essa iniciativa do Cooking Show foi uma excelente forma de divulgar a nossa culinária e fomentar ainda mais o nosso turismo. A chef Daniela fez pratos deliciosos. Influencers e jornalistas apreciaram a nossa gastronomia e a tendência é que divulguem bastante o Piauí. Esperamos que os europeus possam conhecer cada vez mais o nosso Estado e a nossa culinária”, pontuou o governador Rafael Fonteles.
De acordo com a chef Daniela Castelo Branco, as receitas escolhidas para o evento são ícones da culinária do Estado. “Fiz pratos para que todos pudessem conhecer os principais ingredientes da gastronomia piauiense. Alguns pratos foram citados como parecidos com os pratos portugueses, o que reflete realmente uma fusão das duas culturas. Segundo os jornalistas e influencers, o que mais chamou atenção foi a nossa carne de sol, não só pelo processo de preparo, mas pelo sabor. Fico feliz que todos tenham gostado”, declarou.
A apresentação dos pratos foi feita pelo chef executivo da Academia Time Out, Manoel Mesquita, que explicou como funciona o espaço e destacou suas impressões sobre a culinária piauiense.
“A Academia Time Out, que é a escola de cozinha no interior do Time Out Market Lisboa, é um espaço em que realizamos diariamente workshops e também eventos como o Cooking Show, que fez parte da programação do Showcase Piauí em Portugal. A academia tem localização estratégica para que todos os visitantes possam ter acesso à programação. A chef Daniela, especialista na culinária piauiense, conduziu muito bem o Cooking Show, oferecendo uma sequência de três etapas: entrada, prato principal e sobremesa. Gostei bastante de ter contato com novos ingredientes e novos pratos. A gastronomia do Piauí é fantástica”, destacou o Manoel Mesquita.
Entre as jornalistas e influencers presentes no Cooking Show estavam Suzana Parreira, do Blog Gourmets Amadores, no qual disserta sobre o prazer da mesa e outras memórias; e a food blogger Sandra Santos, que comanda o Instagram @marmitablog.
Para Suzana Parreira, o Cooking Show proporcionou uma grande descoberta gastronômica. Gostei bastante de tudo que provei, principalmente da carne de sol, que eu desconhecia não só o produto como o método de preparo. O sabor é bem diferente, forte e marcante. O mungunzá também estava delicioso”, comentou.
A food blogger Sandra Santos também ficou bastante satisfeita em participar da ação. “Tive a oportunidade de conhecer os ingredientes, as texturas e os sabores típicos do Estado. As receitas nos levaram a viajar pelo Piauí”, salientou.
De acordo com o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, a ação foi bastante positiva, tendo sido realizada num espaço de referência quando se trata de gastronomia em Lisboa, que é o Time Out Market. “O Sebrae investe nesse segmento, que faz parte da cadeia produtiva do turismo. Divulgamos a nossa culinária tão rica e diversificada. Contamos com a presença de jornalistas e influenciadores e tivemos a oportunidade de divulgar ainda mais o nosso potencial para atrair cada vez mais visitantes para o nosso Estado”, finalizou o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Júlio Cesar Filho.
O Showcase Piauí em Portugal, projeto de promoção e valorização dos atrativos turísticos piauienses, é uma iniciativa do Sebrae no Piauí em parceria com o Governo do Estado e Investe Piauí, com apoio da Secretaria de Estado do Turismo do Piauí e Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). O Showcase conta com promoção da Visit Brazil Travel Association (Vbrata), que é uma organização sem fins lucrativos que está divulgando o Piauí como destino internacional do ano, por meio da campanha presente nos meios digitais “Bora ali, no Piauí?”.