O Cruzeiro negocia com o técnico argentino Fernando Gago para a temporada 2024. Caso acerte, ele será o quarto estrangeiro a comandar a equipe no século. Antes dele, os portugueses Paulo Bento e Pepa e o uruguaio Paulo Pezzolano passaram pela Toca da Raposa.
Em 2016, Paulo Bento teve rápida passagem pelo Cruzeiro. Ele foi contratado em 11 de maio, mas acabou demitido pouco mais de dois meses depois, em 25 de julho, por resultados ruins.
O técnico comandou o Cruzeiro em 17 partidas pelo Campeonato Brasileiro e pela Copa do Brasil. Foram seis vitórias, três empates e oito derrotas, com aproveitamento de 41,1%.
Paulo Pezzolano assumiu o cargo no Cruzeiro em 3 de janeiro do 2022. Na primeira temporada, foi vice-campeão mineiro e conquistou o título da Série B. O troféu, inclusive, marcou a primeira conquista de um comandante estrangeiro na história celeste.
Em 2023, o uruguaio optou por deixar o clube após a eliminação na semifinal do Campeonato Mineiro. A ideia dele era sair ao fim da última temporada, mas resolveu ficar para o Estadual.
Paulo Pezzolano comandou o Cruzeiro em 68 jogos, com 38 vitórias, 13 empates e 17 derrotas, com aproveitamento de 62,2%.
Contratado em 20 de março deste ano, Pepa chegou ao Cruzeiro para substituir Paulo Pezzolano, que deixou o clube antes de assumir o Real Valladolid, da Espanha. O português dirigiu o clube mineiro em 25 jogos e conseguiu sete vitórias e oito empates e teve 10 derrotas, com aproveitamento de 38,6%.
Nas seis primeiras rodadas da Série A do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro conquistou quatro vitórias e iniciou a competição com desempenho acima das expectativas. Contudo, a sequência ruim de resultados levaram à demissão do técnico.