Mesmo com a insistência de permanecer na disputa à Casa Branca, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, continua cometendo sucessivos erros. As duas últimas gafes, cometidas na noite desta quinta-feira, 11, gerou memes nas redes sociais.
Os equívocos aconteceram durante o encerramento da reunião da cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), realizada em Washington, capital dos EUA. Na ocasião, o democrata chamou o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, de “Putin”, que é presidente da Rússia.
Essa não foi a única gafe. Além de trocar os nomes dos políticos europeus, Biden confundiu sua vice, Kamala Harris, com Donald Trump, seu adversário político.
Biden cometeu este último erro em um lugar inapropriado. Ele protagonizou a confusão durante uma entrevista que visava demonstrar que estava preparado para mais um mandato.
Os memes das gafes de Joe Biden
Internautas brasileiros e norte-americanos não perdoaram os erros de Biden. Em referência à confusão que envolveu Zelensky e Putin, um usuário do Twitter/X brincou com a situação: “Putin [suando por debaixo da máscara de pele perfeita do Zelensky]: ‘Como ele [Biden] descobriu’”?
Outro internauta sugeriu que Kamala se escondeu para celebrar a gafe de seu chefe. A vice-presidente dos EUA é a principal cotada para assumir a vaga de Biden caso ele saia da disputa eleitoral. “A Kamala quando escutou o Joe falar ‘presidente Putin’”, escreveu.
Um internauta aproveitou uma cena do seriado norte-americano Friends para fazer um paralelo com as trocas de nomes.
Há um episódio em que Ross (David Schwimmer) troca o nome de sua noiva Emily (Helen Baxendale) por Rachel (Jennifer Aniston), com quem teve um relacionamento no passado. Como legenda, o usuário escreveu: “Aceito você, Putin”.
Os brasileiros também não deixaram barato. Uma imagem que circula nas redes sociais mostra Biden chamando Penadinho — um fantasma da Turma da Mônica — de Zé Gotinha.
- Biden: “Olá, Zé Gotinha”!
- Penadinho: “Não sou o Zé Gotinha”.
Outra imagem mostra Biden ao lado de Barack Obama, ex-presidente dos EUA. Os internautas criaram o seguinte diálogo:
- Obama: “Estou apoiando você, Joe”.
- Biden: “Obrigado, Denzel”.
Os criadores do meme se referiram ao ator norte-americano Denzel Washington. De acordo com o portal Terra, a ex-primeira-dama Michelle Obama disse em entrevista, em 2013, que admira o ator.
Ela afirmou que se a história de Obama fosse para o cinema, gostaria que Denzel interpretasse o ex-presidente.