As provas da Fuvest 2026 serão realizadas no segundo semestre. O vestibular é considerada a principal porta de entrada para os cursos de graduação na USP (Universidade de São Paulo).
Segundo o cronograma oficial, o período de inscrição vai de 18 de agosto a 7 de outubro. O valor da taxa de inscrição ainda não foi divulgado. Na edição do ano passado, ela foi de R$ 211.
Já a primeira fase do vestibular será em 23 de novembro. Nela, os candidatos respondem 90 questões de múltipla escolha. Cada uma tem cinco alternativas. Para este ano, a novidade é que o vestibular passará a cobrar temas relacionados à arte, sociologia, filosofia e educação física.
Os candidatos que são classificados realizam, então, a segunda fase, que em 2025 será nos dias 14 e 15 de dezembro. No primeiro, os candidatos respondem a 10 questões discursivas de língua portuguesa. Nessa etapa, são abordados temas referentes à interpretação de texto, gramática e literatura, considerando a lista de obras obrigatórias cobradas no vestibular.
Além disso, também é necessário fazer uma redação a partir de um tema proposto pela organização do vestibular. A partir de 2025, o exame passará a cobrar outros gêneros textuais para além do dissertativo-argumentativo.
Já no segundo dia, os candidatos respondem a 12 questões discursivas referentes a duas ou quatro disciplinas específicas à carreira inscrita. No edital de 2025, por exemplo, medicina deveria responder às questões de biologia, matemática, química e física. Direito, por outro lado, deve responder às de história, matemática e geografia.
Vale lembrar que carreiras de artes cênicas, artes visuais e música têm uma prova adicional de competências específicas na segunda fase.
A lista de aprovados na Fuvest 2026 será divulgada em 23 de janeiro de 2026.