Entre junho e julho, os fãs do futebol terão um período agitado com duas competições, a Eurocopa e a Copa América. Mas nem só de alegria e emoção vivem os grandes eventos. Hackers aproveitam a oportunidade para atacar os torcedores no mundo da web.
Páginas falsas ou aplicativos fraudulentos são as formais mais comuns de golpes online, e os torcedores não estão imunes a esses ataques. É preciso ficar atento para não se iludir na hora da emoção nesses torneios e virar uma vítima.
“A paixão pelo futebol sempre atrairá muitas pessoas interessadas em acompanhar os jogos e entrar no clima da competição. E essa comoção é acompanhada de perto pelos criminosos que exploram o tema para aumentar as chances de ter sucesso em seus golpes. Venda de produtos falsos e disseminação de malware via links de transmissão ao vivo dos jogos devem ser as táticas mais comuns no Brasil”, comenta Fabio Assolini, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise para América Latina na Kaspersky.
Venda de ingressos falsos, produtos vendidos como oficiais e páginas fraudulentas de reservas, transmissões ao vivo ou apostas são alguns caminhos maliciosos que os hackers adotam para atacar o torcedor.
- Desconfie de ofertas gratuitas ou com preços muito baixos
- Produtos oficiais como camisetas e uniformes podem ter origens questionáveis. Fique atento para não cair em golpes.