A tempestade tropical intitulada “Beryl” se transformou em furacão, neste sábado, 29, e avança com ventos máximos de 120 km/h na direção de ilhas do Caribe. O Centro Nacional de Furacões, dos Estados Unidos, divulgou relatório neste sábado, 29.
No horário do aviso, às 18h (de Brasília), Baryl estava localizado a cerca de mil quilômetros da Ilha de Barbados. A previsão é que ele se intensifique ainda mais, antes de alcançar outras regiões do Caribe, como as Ilhas de Barlavento.
Em menos de 24 horas, os ventos subiram de 56 km/h para 120 km/h. A agência norte-americana ainda explicou, no alerta, que o furacão traz consigo ventos, chuvas e ondas fortes. Há perigo de mortes na região.
“Espera-se que Beryl se fortaleça rapidamente e se torne um grande furacão quando atingir as Ilhas de Barlavento na noite de domingo 30 ou segunda-feira 1º”, divulgou o Centro Nacional de Furacões, dos Estados Unidos. “Ele traz ventos destrutivos, com força de furacão e tempestade com potencial de causar mortes.”
Furacão Beryl é o primeiro da temporada do Atlântico e é raro
O Beryl é o primeiro da temporada de furacões do Oceano Atlântico e é raro. É muito incomum, de acordo com especialistas, que essas formações ocorram em junho. A data média para o primeiro furacão é 11 de agosto.
A agência informou que temperaturas excepcionalmente quentes das águas do oceano intensificaram a tempestade. Segundo o alerta, a poluição por combustíveis fósseis é a maior responsável pelo superaquecimento.
Alertas de risco estão em vigor para outras ilhas da região do Caribe. Além das mencionadas, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Martinica, Tobago e Granada estão à espera das tempestades. A agência espera alguns dias para medir a força total do furacão Beryl e se ele conseguirá alcançar as costas do México e dos Estados Unidos.