sexta-feira, maio 9, 2025
InícioEducaçãoFundo oferece cursinho pré-vestibular para jovens negros

Fundo oferece cursinho pré-vestibular para jovens negros

O Fundo para Equidade Racional Baobá está com inscrições abertas para a segunda edição do programa “Já é: Educação e Equidade Racial”.

A iniciativa tem o objetivo de promover o acesso de pessoas negras ao ensino superior. Para isso, oferece preparação para vestibulares, apoio psicológico individualizado, atividades e mentorias individuais e coletivas.

 

As inscrições devem ser feitas pelo site do Baobá até o dia 6 de junho. Ao todo, 30 jovens de 20 a 25 anos de todo o Brasil serão selecionados.

Os participantes vão receber uma bolsa de R$ 700 de agosto a dezembro de 2026. No entanto, para receber o valor, é o necessário que o candidato cumpra alguns requisitos durante a sua participação:

  • Frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) nas aulas do curso de graduação, para as pessoas bolsistas que ingressarem no ensino superior durante a vigência do programa
  • Participação em outras atividades promovidas pelo Fundo Baobá

O valor da bolsa deverá ser usado exclusivamente para cobrir despesas relacionadas ao cursinho preparatório para o vestibular, pagamento de taxas de inscrição para provas, transporte, alimentação, internet e outras necessidades essenciais para os estudos.

Conforme o edital, o candidato deve ser negro (autodeclarado preto ou pardo) para estar apto a participar do projeto. Além disso, é necessário residir no Brasil e ter entre 20 e 25 anos completos até a data limite das inscrições.

Outras exigências previstas:

  • Não estar cursando, nem ter iniciado ou concluído curso de graduação em qualquer
    área, incluindo cursos de tecnólogo e programas de tecnologia com nível equivalente
    à graduação;

O resultado da seleção será divulgado no dia 31 de julho. Os selecionados deverão participar presencialmente de uma reunião de orientações gerais, prevista para os dias 26, 27 e 28 de agosto de 2025, em São Paulo, com custos cobertos pelo Fundo Baobá.

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui