A Fundação Perseu Abramo, braço intelectual e teórico do Partido dos Trabalhadores (PT), responsabilizou os Estados Unidos pelo apagão em Cuba. Segundo a entidade, “é o bloqueio, agravado nos últimos anos, que explica a gravidade dos problemas de manutenção e de fornecimento de combustível”. A instituição publicou uma nota na última quinta-feira, 24.
Na semana passada, uma falha em uma usina crucial na ilha caribenha causou um apagão total. Cerca de 10 milhões de pessoas, quase a totalidade da população, ficaram sem eletricidade. A ditadura comunista cubana declarou “emergência energética”.
Enquanto parte do PT pede mais pragmatismo para apoiar o governo Luiz Inácio Lula da Silva, a Fundação Perseu Abramo reafirmou seu apoio ao regime cubano e criticou o embargo econômico dos EUA.
Fundação do PT pede que governo brasileiro ajude Cuba
A nota afirmou que “o bloqueio causa estes e outros sofrimentos à população cubana, com o objetivo declarado de tentar provocar uma mudança de regime”. A Fundação Perseu Abramo também pediu “solidariedade para ajudar Cuba a obter combustível, alimentos e divisas rapidamente”.
A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, pediu “ações concretas” do governo Lula para apoiar Cuba. Ela afirmou nas redes sociais que “nosso governo também precisa entrar nessa corrente”.