Diversos estados brasileiros estão encobertos pela fumaça causada pela quantidade recorde de queimadas no país, principalmente na Amazônia. Mas segundo os meteorologistas, a situação pode piorar ainda mais e até países vizinhos, caso da Argentina e Uruguai, devem ser atingidos pela intensa fuligem.
Fumaça já encobre 60% do território brasileiro
- A fumaça está vindo, principalmente, da região sul da Amazônia, que inclui os estados do Amazonas, Pará e Mato Grosso.
- No entanto, também há incêndios na parte boliviana da floresta.
- A Amazônia Legal registra o maior número de focos de chamas em 19 anos.
- Ainda há fogo no interior de São Paulo, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
- Com um número tão grande de incêndios, a fumaça já atingiu uma extensão de quase 5 milhões de quilômetros quadrados, o que corresponde a 60% de todo o território nacional.
Leia mais
Ação dos ventos está espalhando fuligem
Especialistas explicam que a fuligem começou a se espalhar em agosto e permanece na atmosfera, sendo arrastada pelos ventos. Desde o fim de semana, a quantidade de fumaça se intensificou e nesta segunda-feira (9) o céu permanece acinzentado.
Com a onda de calor que atua em boa parte do país e sem a previsão de novas frentes frias que possam arrastar a fuligem, ela deve continuar a encobrir o país, sem expectativa de desaparecer.
Segundo os meteorologistas, essa fumaça está se dirigindo para o sul. A expectativa é que, até o fim da semana, ela deve chegar ao Uruguai e Argentina, impactando as capitais dos países: Montevidéu e Buenos Aires, respectivamente. As informações são do G1.