segunda-feira, janeiro 6, 2025
InícioDestaqueFuad Noman (PSD) se afasta da Prefeitura de Belo Horizonte

Fuad Noman (PSD) se afasta da Prefeitura de Belo Horizonte

Fuad Noman (PSD) decidiu se afastar do cargo de prefeito de Belo Horizonte. A decisão foi anunciada na noite deste sábado, 4.

Reeleito em 2014, ao superar Bruno Engler (PL) no segundo turno, Noman está internado desde sexta-feira 3 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Rede Mater Dei. Inicialmente, falou-se em insuficiência respiratória. Neste sábado, constatou-se o quadro de pneumonia.

Conforme o Poder Executivo da capital mineira, o afastamento de Noman será de 15 dias. Com ele na UTI e oficialmente fora do cargo, o vice Álvaro Damião (União Brasil) assume o comando da prefeitura.

Álvaro Damião - belo horizonte - candidato a vice-prefeito pelo união brasil
Álvaro Damião: prefeito interino de Belo Horizonte | Foto: Reprodução/Facebook/@alvarodamiao

“O afastamento se dará conforme atestado médico emitido pelo Dr. Enaldo Melo de Lima, para tratamento de pneumonia”, informa a administração belo-horizontina. “Nesse período, o vice-prefeito Álvaro Damião assume interinamente o comando da prefeitura.”

Fuad Noman enfrentou câncer

Em meio ao processo eleitoral do ano passado, Noman anunciou diagnóstico de linfoma não Hodgkin. Trata-se, a saber, de um tipo de câncer no sistema linfático. Em 15 de outubro, entre o primeiro e o segundo turnos, afirmou que havia concluído o tratamento, que chegou a contar com sessões de quimioterapia.

O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, veste camisa social branca curta enquanto fala no microfone
Linfomas, como o de Fuad Noman, são tumores que nascem nos gânglios linfáticos, que são pequenas estruturas que atuam como filtros para substâncias nocivas ao corpo humano | Foto: Reprodução/Twitter/X/@fuadnoman

Aos 77 anos, ele foi reeleito, com 53% dos votos válidos. Para a disputa, teve como companheiro de chapa o então vereador Álvaro Damião, que trilhou carreira como apresentador em emissoras de rádio e televisão de Minas Gerais.

Desde a reeleição, Fuad Noman já tinha sido internado em outras quatro ocasiões. Em razão de orientações médicas, ele tomou posse para seu segundo mandato como prefeito de Belo Horizonte, na última quarta-feira, 1°, de forma virtual.

Antes de assumir a Prefeitura de Belo Horizonte, Noman era vice na gestão de Alexandre Kalil, que renunciou ao cargo no início de 2022 para, de forma frustrada, tentar se tornar o governador de Minas Gerais. Antes do PSD, Noman integrou os quadros de filiados do PSDB e exerceu funções nos governos de Aécio Neves e Antonio Anastasia.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui