O Rio Grande do Sul vai enfrentar uma onda de frio nesta semana, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A condição climática derrubou as temperaturas em diversas cidades do Estado gaúcho.
Até a próxima quarta-feira, 10, o Estado deve apresentar temperaturas 5º C abaixo da média para esta época do ano. Em Quaraí (RS), os termômetros registraram, neste sábado, 6, a temperatura de -3,3ºC.
Em Caçapava do Sul, a mínima foi de -3ºC. A máxima no Estado não deve ultrapassar 19ºC.
Já na capital Porto Alegre, as temperaturas variaram entre 7ºC e 11ºC, com a mínima de 1,1ºC neste sábado, o que o tornou o dia mais frio do ano na capital gaúcha.
Geadas e registros de frio intenso
O frio já chegou em quase todo o Rio Grande do Sul. Em Bagé e Aceguá, na Região da Campanha, moradores registraram geadas que cobriram gramados.
A empresa de meteorologia Climatempo prevê que os efeitos da onda de frio devem perdurar até pelo menos dia 12 de julho, com geadas até dia 9 no oeste gaúcho.
Há ainda uma remota possibilidade de chuva congelada e neve em algumas áreas.
Municípios de SC registram temperaturas negativas pelo 4º dia consecutivo
Ao menos oito municípios de Santa Catarina registraram temperaturas negativas no início deste mês. Em 2 de julho, os catarinense experimentam frio intenso na região consecutivamente. Confira as cidades que apresentaram temperaturas negativas:
- Ponte Alta do Norte: -1,38°C;
- Otacílio Costa: -2°C;
- São Joaquim: -2,11°C;
- Urupema: -4,18°C;
- Urubici: -3,66°C;
- Rio Rufino: -2°C;
- Bom Retiro: -0,68°C; e
- Bom Jardim da Serra: -5,51°C.
As baixas temperaturas são causadas pela massa de ar polar, que ainda está sobre o Estado catarinense.
O dia mais frio do ano em Santa Catarina foi em 30 de junho, quando Urupema (SC) registrou a menor temperatura do Brasil, -7,21ºC.