O mês de dezembro começa com uma mudança climática significativa, marcada pela chegada de uma frente fria que impactará diversas regiões do Brasil. Esse sistema, que se forma no fim de semana, trará chuvas volumosas, tempestades intensas e queda acentuada nas temperaturas, conforme o site Meteored.
Depois de dias de calor intenso, o Rio Grande do Sul experimentará um breve período mais quente no começo do fim de semana. Entretanto, a partir de domingo 1º, um novo sistema frontal deve começar a afetar o Estado, o que provoca instabilidades significativas e resulta em tempestades severas.
No sábado 30, as temperaturas mínimas devem ficar em torno de 18°C, enquanto as máximas podem ultrapassar 30°C em grande parte do Estado, com maior intensidade no norte. Regiões como Campanha Gaúcha e noroeste devem registrar temperaturas acima de 30°C, com destaques para cidades como Uruguaiana, Itaqui, São Borja e São Luiz Gonzaga, onde os termômetros podem atingir até 34°C.
Santa Maria, na região central do Estado, deve registrar máxima de 30°C, enquanto Porto Alegre terá cerca de 29°C. As áreas litorâneas permanecerão mais amenas, com temperaturas perto de 25°C.
Frente fria se intensifica na Argentina
No domingo, um sistema de baixa pressão atmosférica se intensificará na Argentina e avançará em direção ao Rio Grande do Sul, o que favorece a formação de um ciclone. Este fenômeno criará condições para tempestades severas.
No fim do domingo, a situação será crítica, com destaque para a região da Campanha e a fronteira oeste, as primeiras a sentir os efeitos das instabilidades. O avanço do sistema frontal ao longo do Estado trará tempestades intensas, especialmente durante a madrugada da segunda-feira 2.
A faixa de impacto deve se estender do noroeste ao sudeste do Rio Grande do Sul, com atenção especial para as regiões oeste, central e a Região Metropolitana de Porto Alegre. Rajadas de vento devem alcançar 50 km/h no oeste, 60 km/h na região metropolitana e mais de 70 km/h no nordeste do Estado.
Essas condições precedem a chegada de temporais, que, durante a segunda-feira, devem se mover em direção ao Sudeste do Brasil. Com o deslocamento da frente fria, o alerta se estende a outras áreas, o que inclui o oeste do Paraná, Mato Grosso do Sul e o litoral de São Paulo.
Temporais atingem o Sul
Nessas regiões, as condições serão favoráveis para a ocorrência de temporais, com chuvas intensas e ventos fortes. Estão previstos acumulados significativos de chuva, especialmente no norte e no noroeste do Rio Grande do Sul e no oeste do Paraná.
Os volumes podem superar 160 mm até a meia-noite de terça-feira 3 em locais como Erechim (RS) e 140 mm em Jesuítas (PR). As chuvas fortes aumentam o risco de alagamentos e outros transtornos.
A partir de terça-feira, a massa de ar frio associada à passagem da frente fria causará queda nas temperaturas no Sul do país, com destaque para as mínimas. A maior parte do Rio Grande do Sul deve amanhecer com temperaturas abaixo de 15°C. Cidades como Caxias do Sul devem ter mínimas de 11°C e a serra catarinense com temperaturas inferiores a 10°C.