A semana em São Paulo promete ser marcada por variações climáticas significativas. Nos primeiros dias, o Estado experimentará sol intenso e altas temperaturas, seguidas por riscos de tempestades severas com a chegada de uma frente fria. O site Meteored divulgou a previsão do tempo nesta segunda-feira, 10.
Até a próxima quinta-feira, 13, as temperaturas devem se elevar, com máximas em torno de 30°C na maior parte do Estado, exceto no litoral, onde podem ser mais amenas.
Enquanto um padrão mais seco predomina no Brasil, São Paulo deve enfrentar chuvas intensas e tempestades localizadas. O calor e a umidade favorecem a formação de nuvens carregadas, o que resulta em chuvas na forma de tempestades isoladas, especialmente à tarde e à noite.
Entre os dias 11 e 13, a capital paulista e a Região Metropolitana estarão sob sol intenso, mas com risco crescente de tempestades. Esta quarta-feira, 12, promete ser o dia mais quente da semana, com temperaturas de 34°C em Ribeirão Preto e 33°C na capital.
Frente fria aumenta possibilidade de chuvas
Na quinta-feira, a aproximação de uma frente fria pelo Sul do país deve alterar as condições climáticas, o que aumenta a possibilidade de chuvas mais generalizadas. As previsões indicam tempestades com rajadas de vento fortes, incidência de raios e até granizo em algumas áreas.
Há alerta para alagamentos súbitos, especialmente em áreas de risco na capital paulista. Na sexta-feira 14, as chuvas devem se intensificar e se tornar mais abrangentes, o que leva a uma queda nas temperaturas, principalmente na metade leste do Estado.
![Previsão de densidade de raios na tarde (15h) de quinta-feira (13), de acordo modelo ECMWF, destacando o potencial de tempestades sobre o estado de São Paulo - e também nas regiões Sul e Centro-Oeste.](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2025/02/Tempestades-quinta.jpg)
As máximas previstas variam de 23°C em Itapetininga (SP) a 30°C em Presidente Prudente (SP) e Ribeirão Preto. A chuva mais intensa está prevista para a tarde e a noite.
Recomenda-se que a população tome cuidado com o calor, faça a hidratação adequada e evite exposição prolongada ao sol nos horários de pico. Exercícios físicos e passeios com animais de estimação devem ser evitados nos períodos mais quentes.
Durante as tempestades, é crucial evitar áreas abertas e locais propensos a alagamentos. Nunca se deve tentar atravessar áreas alagadas, a pé ou de carro, para garantir a segurança.