Uma frente fria avança pelo Brasil neste fim de semana. Ela vai derrubar as máximas e trazer chuva e ventania para estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Mas, antes, sua aproximação deve aumentar o calor.
Isso significa que você provavelmente vai perceber dias mais quentes e, depois, um pouco mais frescos, com chuvinhas pontuais, entre este sábado (14) e a próxima segunda-feira (16), se mora em alguma das regiões citadas.
Frente fria vai derrubar (um pouco) as máximas e trazer (um pouco) de chuva
Em algumas capitais, essa frente fria pode derrubar até 10 graus das temperaturas máximas previstas. Isso vai acontecer conforme o sistema, que se formou no Sul do país no meio da semana, avança para o Sudeste e Centro-Oeste.
Antes das temperaturas caírem, elas devem aumentar. Essa é a previsão por conta do efeito pré-frontal. Ele ocorre porque o ar frio, por ser mais denso, empurra o ar quente para cima. Isso gera compressão, que causa o aumento das temperaturas.
Já em relação às chuvas, algumas regiões podem ter chuvas fracas, enquanto para outros a previsão é de precipitação mais significativa. Em entrevista ao G1, o meteorologista Fábio Luengo, da Climatempo, disse que a chuva deve atingir: Paraná, Santa Catarina, São Paulo, sudoeste do Mato Grosso e sul do Mato Grosso do Sul.
Sobre São Paulo, o meteorologista disse o seguinte:
No domingo, a frente fria chega em São Paulo. Deve chover forte no litoral do estado, principalmente de domingo para segunda. Na capital, a chuva deve vir na segunda, mas não deve ser forte.
Já a previsão para os estados Santa Catarina e Paraná é de até 100 milímetros de chuva e ventos de até 100 km/h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Passagem rápida
Outro ponto importante: a passagem desta frente fria será rápida. O meteorologista da Climatempo disse que as temperaturas já devem voltar a subir na próxima semana mesmo.
“Mesmo com o refresco por causa da frente fria, volta a esquentar nessas regiões lá para quarta ou quinta-feira da semana que vem”, disse. Nosso sistema respiratório que lute.