terça-feira, setembro 24, 2024
InícioGeralFrente fria provoca pancadas de chuva na Região Sul

Frente fria provoca pancadas de chuva na Região Sul

Uma frente fria provoca pancadas de chuva na Região Sul do Brasil entre 23 e 30 de setembro de 2024, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão indica uma semana marcada por tempestades intensas na região, especialmente entre 23 e 30 de setembro de 2024.

O centro-sul do Rio Grande do Sul será a área mais afetada, com volumes de chuva que podem ultrapassar 125 mm, conforme o modelo Consortium for Small-scale Modeling (COSMO) do Inmet. O modelo integra um consórcio de vários países (Alemanha, Suíça, Itália, Grécia, Romênia, Polônia e Rússia).

O fenômeno que trará chuvas será causado pela passagem de uma frente fria no início da semana. No sul de Santa Catarina, há previsão de pancadas de chuva isoladas. O tempo começa a se estabilizar a partir do dia 28, com condições climáticas mais amenas.

Previsão para outras regiões

No Norte do país, áreas de instabilidade associadas ao calor e à alta umidade provocarão pancadas de chuva durante a semana, principalmente no noroeste do Amazonas, leste do Acre e sul de Roraima.

Nessas regiões, o volume de chuva pode ultrapassar 60 mm, ressalta o Inmet. No Pará, as chuvas serão mais isoladas. Já nas demais áreas da região, não há previsão de precipitações.

A Região Nordeste enfrentará tempo quente e seco. Contudo, no início da semana, um aumento na nebulosidade pode gerar instabilidades e ocasionar pancadas de chuva isoladas, especialmente no nordeste e sul da região.

No Centro-Oeste, o tempo também será predominantemente quente e seco. A exceção será o sul de Mato Grosso do Sul, onde existe a possibilidade de pancadas de chuva isoladas.

Na Região Sudeste, há previsão de chuva para o final da semana, em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, devido ao avanço de um sistema frontal que se desloca em direção ao oceano. Nas demais áreas do Sudeste, o tempo permanecerá quente e seco.



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui