Uma frente fria provoca pancadas de chuva na Região Sul do Brasil entre 23 e 30 de setembro de 2024, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão indica uma semana marcada por tempestades intensas na região, especialmente entre 23 e 30 de setembro de 2024.
O centro-sul do Rio Grande do Sul será a área mais afetada, com volumes de chuva que podem ultrapassar 125 mm, conforme o modelo Consortium for Small-scale Modeling (COSMO) do Inmet. O modelo integra um consórcio de vários países (Alemanha, Suíça, Itália, Grécia, Romênia, Polônia e Rússia).
O fenômeno que trará chuvas será causado pela passagem de uma frente fria no início da semana. No sul de Santa Catarina, há previsão de pancadas de chuva isoladas. O tempo começa a se estabilizar a partir do dia 28, com condições climáticas mais amenas.
Previsão para outras regiões
No Norte do país, áreas de instabilidade associadas ao calor e à alta umidade provocarão pancadas de chuva durante a semana, principalmente no noroeste do Amazonas, leste do Acre e sul de Roraima.
Nessas regiões, o volume de chuva pode ultrapassar 60 mm, ressalta o Inmet. No Pará, as chuvas serão mais isoladas. Já nas demais áreas da região, não há previsão de precipitações.
A Região Nordeste enfrentará tempo quente e seco. Contudo, no início da semana, um aumento na nebulosidade pode gerar instabilidades e ocasionar pancadas de chuva isoladas, especialmente no nordeste e sul da região.
No Centro-Oeste, o tempo também será predominantemente quente e seco. A exceção será o sul de Mato Grosso do Sul, onde existe a possibilidade de pancadas de chuva isoladas.
Na Região Sudeste, há previsão de chuva para o final da semana, em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, devido ao avanço de um sistema frontal que se desloca em direção ao oceano. Nas demais áreas do Sudeste, o tempo permanecerá quente e seco.