Uma frente fria deve chegar ao Rio Grande do Sul entre a próxima terça-feira, 27, e a quarta-feira 28. O choque das massas de ar quente e frio pode provocar, inicialmente, tempo severo por toda a Região Sul e áreas entre Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
Além da chuva, deve haver queda brusca de temperatura sobre essas áreas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A intensa massa de ar frio empurrada pelo anticiclone presente na retaguarda da frente fria deve chegar até Rondônia, Acre e sul e sudoeste do Amazonas. Assim, o Inmet prevê o episódio de friagem mais intenso deste ano na Amazônia até o momento.
Com temperatura de 4ºC, neve cai em Santa Catarina pela segunda vez no ano
Fenômeno ocorreu nesse sábado (24/8). pic.twitter.com/O72tRGxGBB
— Tati @X (@Taticru79846829) August 25, 2024
Frente fria pode incluir neve no Sul
O ar frio intenso, que pode resultar em temperaturas negativas, e a condição de chuva, mesmo que pequena, podem favorecer a ocorrência de neve, mesmo que pontual, em áreas das serras gaúcha e catarinense na próxima quinta-feira, 29.
A expectativa é de mínimas em torno dos 3°C a 5°C negativos em áreas do Sul, a partir da quinta-feira, quando também vai aumentar a condição para geada ampla em áreas dos Estados da região. A condição de geada pode atingir também áreas do sul de Mato Grosso do Sul.
Ainda na quinta-feira, há possibilidade de quedas de temperatura em áreas de São Paulo e no sul do Rio de Janeiro.