sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioGeralFrente fria leva neve a 3 cidades de Santa Catarina neste domingo

Frente fria leva neve a 3 cidades de Santa Catarina neste domingo

O Estado de Santa Catarina registrou neve em três cidades neste fim de semana, depois da chegada de uma frente fria. Os municípios de Bom Jardim da Serra, Urubici e São Joaquim tiveram esse tipo de precipitação entre a tarde do sábado 24 e a madrugada deste domingo, 25.

A informação foi confirmada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e pelo governo do Estado.

A Epagri informou que uma massa de ar polar intensa chegou à região, o que provocou uma queda significativa nas temperaturas ao lado de alta umidade. “O frio intenso e os altos índices de umidade do ar favoreceram a ocorrência de chuva congelada e neve nas áreas altas do Planalto Sul (Serra Catarinense) pela segunda vez em agosto”, informou.

Em São Joaquim, a precipitação foi fraca e breve. O último registro de neve na região havia ocorrido entre os dias 9 e 10 de agosto. “A neve ocorre nos meses de abril a setembro em SC, com maior número de ocorrência nos meses de julho e agosto”, explicou o comunicado meteorológico. “Isso ocorre especialmente nas áreas altas do Planalto Sul, onde a precipitação de neve é mais ampla.”

Alertas do Inmet e Defesa Civil sobre frente fria

Não há mais previsão de neve, mas frente fria e geadas são esperadas em parte da Região Sul e no Sudeste | Foto: Reprodução/Inmet
Defesa Civil recomendou o uso de agasalhos adequados e a permanência em locais abrigados | Foto: Reprodução/Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de geada para o Estado de Santa Catarina. Já a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil recomendou o uso de agasalhos adequados e a permanência em locais abrigados.

“A atenção deve ser especial com grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos, pessoas enfermas e em situação de vulnerabilidade social”, alertou.

A pasta também sugeriu que as famílias reforcem os cuidados em casa, que evitem exposição desnecessária ao frio e monitorem a previsão do tempo. Tais medidas garantem, segundo o órgão, segurança e bem-estar durante esse período.



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui