Nova frente fria deve trazer chuva volumosa (leia-se: temporais com ventos fortes) principalmente para o Sudeste neste fim de semana. É o que disse a especialista em meteorologia Maria Clara Sassaki ao G1. Os temporais devem começar nesta sexta-feira (18) e se estender ao longo do fim de semana em São Paulo.
Em alguns estados, os acumulados de chuva podem chegar a 100 milímetros. E os ventos, a 100 km/h. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Chuvas fortes devem cair em partes do Sul, Centro-Oeste e principalmente Sudeste
As regiões mais afetadas pelas chuvas fortes nos próximos dias devem ser:
- Centro-oeste e norte do Paraná;
- Mato Grosso do Sul;
- Grande parte de São Paulo;
- Sul de Minas Gerais;
- Sul de Goiás;
- Sul do Mato Grosso.
Além dos estados citados acima, há previsão de chuva forte para alguns do Nordeste. Isso, em partes, graças a um corredor de umidade formado entre as regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste, segundo a Climatempo.
No estado de São Paulo, há risco de raios e queda de granizo. Mas meteorologistas estimam que os ventos não serão tão fortes quanto os ocorridos na sexta-feira da semana passada, durante aquele temporal que causou apagão na capital.
“Diferentemente da frente fria que avançou na semana passada, que era mais continental, essa é mais oceânica”, aponta Maria Clara. “Com isso, a chuva deve se estender por mais dias.”
Vai ter outro apagão em São Paulo?
O temporal que causou o apagão na semana passada foi concentrado. Ele ocorreu “quando uma linha de instabilidade passou rapidamente”, segundo a Climatempo. Já as chuvas previstas para este fim de semana estão mais espalhadas entre os dias.
No entanto, há outro risco. A maior preocupação para o fim de semana é chuva volumosa que deve se estender por horas. Isso porque ela pode causar alagamentos nos centros urbanos, conforme apontado pela Climatempo.