O avanço de uma frente fria sobre o território brasileiro deve provocar fortes chuvas, rajadas de vento e queda de granizo entre os dias 2 e 4 de abril, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Áreas de instabilidade associadas à formação desse sistema frontal devem atingir o Rio Grande do Sul já a partir desta terça-feira, 2, com previsão de volumes expressivos de chuva, em torno de 100 mm, e ventos que podem alcançar 100 km/h.
Na quinta-feira, 3, o sistema se desloca em direção ao Sudeste, onde provoca temporais isolados também em Santa Catarina e no Paraná. O Estado de São Paulo entra em alerta a partir desse dia, com possibilidade de tempestades acompanhadas de ventania. Durante a noite de quinta-feira e a madrugada de sexta-feira, 4, a instabilidade alcançará o centro-sul do Rio de Janeiro.
A partir de sábado, 5, o Inmet destaca a necessidade de atenção especial aos altos volumes de chuva previstos para o Vale do Paraíba, litoral paulista e diversas regiões do Estado do Rio de Janeiro — como a capital, a região serrana e o litoral sul. Nessas áreas, os acumulados podem ultrapassar 100 mm.
Frente fria deve derrubar temperaturas no Sul
Com a chegada de uma massa de ar frio na sexta-feira, 4, as temperaturas devem cair significativamente na Região Sul, no sul de Mato Grosso do Sul e em parte da Região Sudeste, segundo o Inmet.
Os termômetros podem marcar menos de 10°C em diversos pontos do Sul, e há previsão de geada nas serras gaúcha e catarinense nas manhãs de sábado, 5, e domingo, 6, o que pode impactar atividades agrícolas.

Além disso, ventos intensos vindos do sul devem intensificar a sensação de frio entre sexta-feira e domingo, especialmente no sábado, em Estados como Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.
No domingo, 7, a temperatura volta a subir gradualmente na Região Sul. Já na Região Sudeste, os termômetros devem registrar queda, com mínimas em torno de 12°C na Serra da Mantiqueira, em áreas de São Paulo e Minas Gerais.