sexta-feira, setembro 20, 2024
InícioGeralFrente fria derruba temperatura no Sul e Sudeste do Brasil

Frente fria derruba temperatura no Sul e Sudeste do Brasil

O fim de julho trará queda acentuada de temperatura por causa de uma frente fria que se deslocará sobre o Sul e o Sudeste do Brasil. Esse cenário ocorre em meio a um período de calor acima da média na segunda quinzena de julho, depois de um início de mês atipicamente frio. O site Metsul Meteorologia divulgou a informação nesta quinta-feira, 25.

De acordo com as previsões meteorológicas, a massa de ar frio virá da Argentina e do Uruguai. O fenômeno avança sobre os três Estados do Sul e posteriormente atinge o Sudeste. A trajetória marítima dessa frente fria é diferente das anteriores, que seguiram pelo interior do continente.

No Sul, o ar frio começará a ingressar no Rio Grande do Sul entre domingo 28 e segunda-feira 29. O fenômeno trará temperaturas mais baixas e ventos moderados com rajadas. As ventanias podem ultrapassar 70 km/h em áreas da costa e da Lagoa dos Patos, na Grande Porto Alegre.

A primeira metade da próxima semana terá temperaturas abaixo de 0ºC em regiões como a fronteira com o Uruguai, a Campanha Gaúcha, a Serra Gaúcha e Aparados no Rio Grande do Sul. O fenômeno também atingirá o planalto sul-catarinense. Madrugadas de 30 e 31 de julho devem ser as mais frias, com marcas negativas em várias áreas.

Neve em Urupema, cidade de Santa Catarina
Neve registrada na cidade de Urupema, na região serrana de Santa Catarina, com termômetros registrando -7,5ºC graus na Serra Catarinense, em 2021 | Foto: Raphael Zulianello/Ishoot/Estadão Conteúdo

Na Região Metropolitana de Porto Alegre, as temperaturas mínimas serão de um dígito, sem a intensidade observada no fim de junho e início de julho. A curta duração do fenômeno e o perfil seco da atmosfera resultarão em tardes mais amenas.

Frente fria atingirá o Sudeste

A massa de ar frio também afetará o Sudeste, com quedas de temperatura nos quatro Estados da região. Em São Paulo, a chegada do ar frio está prevista para a noite da segunda-feira 29. A maior intensidade deve ocorrer na terça-feira 30, quando as máximas serão baixas.

No Rio de Janeiro, a queda de temperatura será perceptível no fim da segunda-feira e durante a terça-feira, com máximas mais baixas em 30 e 31 de julho. Ventos moderados com rajadas e chuva entre terça-feira e quarta-feira acompanharão a frente fria.

Embora inicialmente houvesse previsão de neve, os dados atuais descartam essa possibilidade. No entanto, espera-se geada no Sul do Brasil no início da próxima semana, especialmente na Campanha Gaúcha e nas áreas de maior altitude do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Leia também:

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui