O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou a previsão do tempo para os próximos dias, até a segunda-feira, 22. O destaque é a intensificação das chuvas em diversas regiões do Brasil, especialmente no Norte do país. Além disso, há a possibilidade de geada nas madrugadas no Sul, na quinta-feira, 18, sexta-feira, 19 e sábado, 20.
Norte
No Norte, os acumulados de chuva podem superar 80 mm em áreas do Amazonas, Pará e Amapá, podendo estar acompanhados de raios, rajadas de vento e trovoadas.
A chuva na região Norte é influenciada pelo calor, alta umidade e pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que continua provocando instabilidades e chuvas intensas.
Os menores acumulados de chuva na região serão no Tocantins, onde é esperada uma redução das chuvas ao longo da semana.
Nordeste
No Nordeste, são esperadas áreas de instabilidade, com previsão de chuvas intensas no norte do Maranhão, Piauí, Ceará e oeste do Rio Grande do Norte, onde os volumes de água podem superar os 80 mm.
Também não estão descartadas chuvas desde o litoral de Pernambuco até a Bahia.
Centro-Oeste
Na Região Centro-Oeste, a chuva deverá ser mais localizada na parte central e oeste de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com volumes superiores a 40mm.
Sudeste
O tempo quente e seco predominará sobre o norte de Minas Gerais nos próximos dias. Já nas demais áreas do Sudeste, a partir desta quarta-feira, 17, são esperadas chuvas no leste de São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais. Os volumes podem ultrapassar os 50 mm.
Sul
Para o Sul do país, os meteorologistas alertam para o avanço de uma frente fria, que pode resultar em chuvas fortes em algumas áreas, com volumes acima de 80 mm em grande parte da região. Os moradores devem redobrar a atenção para a ocorrência de raios, rajadas de vento, trovoadas e possíveis queda de granizo.
O Inmet também alerta para o registro de geadas nos próximos dias. O fenômeno pode ocorrer nas madrugadas desde a quinta-feira, 18 até o sábado, 20, nas partes mais altas da serra e do planalto, entre os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
A previsão de geada na madrugada também atinge o sul do Paraná.