Uma frente fria avançará pelas regiões Centro-Oeste e Sudeste nos próximos dias. O fenômeno traz chuvas e queda nas temperaturas, o que aliviará a estiagem e a onda de calor em alguns municípios. A chegada da frente fria é uma mudança bem-vinda para essas regiões, que têm enfrentado um período prolongado de calor extremo e seca.
De acordo com o site Meteored, o tempo extremamente seco e quente tem persistido no Sudeste e no Centro-Oeste, com temperaturas máximas acima de 40ºC e umidade relativa do ar abaixo de 12%. Essa condição climática não apenas representa um risco significativo à saúde, mas também tem contribuído para um aumento nas queimadas, que já são numerosas.
Algumas áreas dessas regiões estão há mais de cinco meses sem registrar chuvas significativas. De acordo com o Sistema de Informação sobre Secas na América do Sul, há cidades que não registram chuvas há mais de 150 dias:
- Goiânia está há 139 dias sem chuva;
- Brasília há 141 dias;
- Belo Horizonte há 145 dias;
- Cuiabá há 146 dias;
- Cassilândia há 147 dias;
- Unaí há 152 dias; e
- Pires do Rio há 154 dias.
A seca abrange uma área de 5 milhões de quilômetros quadrados, mais da metade do território brasileiro, e é a mais intensa desde 1950. Recentemente, Mato Grosso do Sul foi o terceiro local mais quente do planeta, atrás apenas do sul da Califórnia, que registrou 44ºC, e do deserto da Arábia, que atingiu 49ºC.
A situação atual pode agravar problemas de saúde, especialmente doenças pulmonares e respiratórias. Recomenda-se beber bastante líquido, evitar atividades físicas ao ar livre, evitar exposição ao sol, usar hidratante para pele, umidificar o ambiente e evitar bebidas diuréticas, como café e álcool.
Frente fria avança pelo Brasil
A frente fria começou a avançar pelo Brasil na noite desta última quarta-feira, 11, e provocou chuvas nos municípios do Rio Grande do Sul. Ao longo desta sexta-feira, 13, o sistema avançará pelo restante do Estado gaúcho e começará a provocar chuvas também em Santa Catarina e no Paraná.
Entre a noite deste sábado, 14, e o domingo 15, a frente fria se deslocará para Mato Grosso do Sul e São Paulo. Isso aumentará a nebulosidade em praticamente toda a Região Centro-Oeste e Sudeste durante o fim de semana. O aumento de nebulosidade ajudará a reduzir a incidência de radiação solar, de maneira a aliviar o calor extremo.
O sistema se deslocará durante a segunda-feira 16 e se dissipará gradualmente na terça-feira 17, depois de se deslocar para o Oceano Atlântico. Municípios litorâneos de São Paulo e alguns pontos isolados de Mato Grosso do Sul poderão registrar volumes de chuva de 100 a 200 mm, algo que não ocorria havia vários meses.
A Região Metropolitana de São Paulo também registrará pancadas de chuva, especialmente na segunda-feira. No Rio de Janeiro, chuvas moderadas podem se formar, especialmente no sul fluminense e na região metropolitana da capital, com volumes de até 50 mm de precipitação.
Alívio nas temperaturas do Centro-Oeste e do Sudeste
A frente fria deve trazer um grande alívio para a seca em diversos municípios de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais. No entanto, ela ainda não será capaz de mudar a situação nas áreas brasileiras mais afetadas pela seca severa, como no norte de Minas Gerais, em Mato Grosso e em Goiás.
Depois da passagem do sistema frontal, uma massa de ar frio deve avançar e provocar uma queda amena nas temperaturas, que poderá ser sentida em grande parte de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais.
As máximas na segunda-feira, em Mato Grosso e em São Paulo, deverão ficar em torno dos 35ºC. No litoral sul e na Grande São Paulo, as máximas cairão para cerca de 20ºC, uma redução significativa de mais de 10ºC, em relação aos últimos dias.
Na terça-feira, as mínimas permanecerão entre 12ºC e 17ºC em Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais. No Vale do Paraíba, os termômetros podem registrar valores inferiores a 10ºC, um contraste com o clima recente.
Confira a previsão do tempo para as capitais nesta sexta-feira:
Norte
- Rio Branco: Sol com algumas nuvens, sem chuva. Temperatura de 22°C a 37°C;
- Macapá: Céu encoberto, chuvas ocasionais. Temperatura de 26°C a 34°C;
- Manaus: Nublado com pancadas de chuva à tarde. Temperatura de 25°C a 37°C;
- Belém: Céu nublado com chuvas ao longo do dia. Temperatura de 24°C a 35°C;
- Porto Velho: Sol e calor, possibilidade de chuva isolada. Temperatura de 24°C a 39°C; e
- Boa Vista: Sol com poucas nuvens. Temperaturas de 26°C a 35°C.
Nordeste
- Maceió: Sol com algumas nuvens, sem chuva significativa. Temperatura de 21°C a 28°C;
- Salvador: Predomínio de sol, algumas nuvens, sem chuva. Temperatura de 21°C a 28°C;
- Fortaleza: Sol e nuvens, possibilidade de chuvas passageiras. Temperatura de 23°C a 30°C;
- São Luís: Céu encoberto, pancadas de chuva. Temperatura de 25°C a 33°C;
- João Pessoa: Sol e algumas nuvens, possibilidade de chuva rápida. Temperatura de 21°C a 29°C;
- Recife: Sol com nuvens, possibilidade de chuva passageira. Temperatura de 22°C a 29°C;
- Natal: Céu claro a parcialmente nublado, chuva isolada. Temperatura de 22°C a 29°C;
- Aracaju: Sol com algumas nuvens e pancadas de chuva à tarde. Temperatura de 22°C a 29°C; e
- Teresina: Calor intenso com sol e poucas nuvens. Temperatura de 20°C a 36°C.
Centro-Oeste
- Brasília: Sol com poucas nuvens, sem chuva. Temperatura de 15°C a 32°C;
- Goiânia: Sol com poucas nuvens, sem chuva. Temperatura de 15°C a 37°C;
- Cuiabá: Muito calor, céu claro. Temperatura de 24°C a 41°C; e
- Campo Grande: Sol com algumas nuvens, temperaturas altas. De 21°C a 38°C.
Sudeste
- Vitória: Sol com nuvens, sem chuva. Temperatura de 21°C a 30°C;
- Belo Horizonte: Calor com sol, poucas nuvens. Temperatura de 17°C a 34°C;
- Rio de Janeiro: Sol com algumas nuvens. Temperatura de 20°C a 32°C; e
- São Paulo: Sol com nuvens, sem chuva. Temperatura de 16°C a 30°C.
Sul
- Curitiba: Sol com poucas nuvens, temperatura agradável. De 15°C a 29°C;
- Porto Alegre: Céu nublado, possibilidade de chuva. Temperatura de 12°C a 18°C; e
- Florianópolis: Céu parcialmente nublado, temperaturas de 15°C a 22°C.