Uma frente fria se aproxima de São Paulo, trazendo uma pausa no calor que tem dominado o Estado. A mudança começou nesta quarta-feira, 2, quando a capital paulista registrou sua temperatura mais alta do ano, atingindo 36,7°C no Mirante de Santana, às 15h.
Essa onda de calor durou pouco. Apenas algumas horas depois, a temperatura caiu drasticamente para 21,2°C.
Nesta sexta-feira, 4, o sistema frontal deve se deslocar para o litoral fluminense. Contudo, os ventos que vêm do mar trarão umidade e aumentarão a nebulosidade em toda a região leste paulista. As temperaturas continuarão amenas, oscilando entre 15°C e 18°C.
Durante a madrugada e o início da manhã, é provável que ocorra garoa, assim como à noite.
Para o fim de semana, a previsão indica um aumento nas temperaturas. No domingo 6, dia das eleições municipais, a máxima pode chegar perto dos 28°C. Essa mudança no clima também deve trazer benefícios para a qualidade do ar na capital.
Previsão de chuvas em São Paulo
A previsão de chuvas também é positiva para o combate às queimadas. A expectativa é de que algumas regiões do Estado de São Paulo recebam chuvas fortes.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para tempestades na região de Presidente Prudente, onde registraram focos de incêndio na noite de quarta-feira.
No litoral, esperam-se chuvas até sábado 5, mas no domingo, dia das eleições, o tempo pode ficar nublado, embora sem previsão de chuva.
Essa mudança no clima promete trazer um respiro ao Estado, que estava enfrentando altas temperaturas e baixa umidade.