A Região Sudeste do Brasil se prepara para uma nova frente fria que deve modificar significativamente o clima ao longo desta semana. A previsão do tempo mostra chuvas intensas e instabilidade atmosférica, que podem persistir até o fim de semana. O site Meteored divulgou a previsão do tempo nesta segunda-feira, 11.
O começo das mudanças no clima está programado para esta terça-feira, 12, quando a frente fria se deslocará. O fenômeno aumenta o potencial de condições meteorológicas adversas, especialmente nas áreas sul e leste de São Paulo, mesmo de forma costeira.
Espera-se ainda a formação de uma zona de convergência entre as regiões Norte e Sudeste no meio da semana. Isso garantirá céu nublado e favorecerá chuvas intensas nos Estados sudestinos. Embora o início da semana apresente precipitações esparsas, a tendência é de um aumento considerável no volume de chuvas até o fim do período.
Para a quarta-feira 13, a frente fria deve continuar seu avanço pela faixa costeira do Sudeste, o que estabelece o padrão de zona de convergência. Durante esse período, a previsão é de aumento da nebulosidade em toda a região, com chuvas fortes em algumas áreas.
Chuvas de intensidade moderada a forte são esperadas em grande parte de Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no sul do Espírito Santo, com possibilidade de raios e trovoadas, principalmente no começo da tarde.
Frente fria intensifica chuvas
Na noite de quarta-feira, as chuvas devem se concentrar no centro-norte de Minas Gerais, com potencial para tempestades. No Espírito Santo e no Rio de Janeiro, a previsão é de chuvas fracas a moderadas. Em São Paulo, as precipitações serão leves e pontuais, com muita nebulosidade.
Na madrugada de quinta-feira 14, são previstas chuvas intensas no extremo norte de Minas Gerais e em cidades do sul do Espírito Santo. À tarde, o potencial de tempo severo volta à Região Sudeste, especialmente no centro-norte e leste de Minas Gerais.
A Zona de Convergência do Atlântico Sul atuará de 12 a 16 de novembro, o que intensificará as chuvas durante o feriado da Proclamação da República. Na sexta-feira 15, o canal de umidade permanecerá ativo, com chuvas moderadas a fortes no oeste e no sul de Minas Gerais pela manhã.
À tarde, as chuvas irão se estender ao centro-norte e leste de São Paulo, além do sul do Rio de Janeiro. A partir de sábado 16, a zona de umidade começará a enfraquecer, o que resulta em chuvas de intensidade moderada a fraca.
Mesmo com a redução na intensidade das chuvas, são esperados acumulados significativos até a noite de sábado, o que pode alcançar 90 milímetros no centro-leste de Minas Gerais e na porção central de São Paulo. No Rio de Janeiro, o acumulado deve variar de 20 a 40 milímetros, enquanto no Espírito Santo, alguns municípios do sul podem registrar até 70 milímetros.
Confira a previsão do tempo, com as máximas para as capitais nesta terça-feira:
Norte
- Rio Branco: 27°C, com pancadas de chuva e trovoadas;
- Macapá: 33°C, com sol e poucas nuvens;
- Manaus: 31°C, nublado com chuvas isoladas;
- Belém: 35ºC, com muitas nuvens e pancadas de chuva/
- Palmas: 35°C, com pancadas de chuva;
- Boa Vista: 34°C, com tempo seco; e
- Porto Velho: 30°C, nublado com chuvas isoladas.
Nordeste
- Maceió: 31°C, céu claro e sem chuva;
- Salvador: 29°C, com possibilidade de chuvas leves;
- Fortaleza: 31°C, com sol e poucas nuvens;
- São Luís: 32°C, com sol e tempo firme;
- João Pessoa: 30°C, ensolarado;
- Recife: 30°C, com sol e chance de chuvas rápidas;
- Teresina: 37°C, com pancadas de chuva;
- Natal: 30°C, parcialmente nublado com chance de chuvas rápidas; e
- Aracaju: 30°C, com tempo nublado e sem previsão de chuva.
Centro-Oeste
- Brasília: 27°C, com possibilidade de chuva intensa;
- Goiânia: 28°C, com pancadas de chuva;
- Cuiabá: 33°C, com chuvas esparsas; e
- Campo Grande: 33°C, com sol entre nuvens.
Sudeste
- Vitória: 26°C, com sol e poucas nuvens;
- Belo Horizonte: 26°C, nublado e seco;
- Rio de Janeiro: 31°C, parcialmente nublado sem chuva; e
- São Paulo: 31°C, com chance de chuva à noite.
Sul
- Curitiba: 28°C, ensolarado;
- Porto Alegre: 33°C, com pancadas de chuva; e
- Florianópolis: 29°C, céu claro e seco.