Na última semana, uma frente fria começou a se formar no Centro-Sul do Brasil. As baixas temperaturas vieram acompanhadas de chuvas intensas e massas de ar polar, que resultaram na queda de neve em algumas regiões do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Essa frente fria deve ser tornar mais intensa nesta semana. Não há mais previsão de neve, mas geadas são esperadas em parte da Região Sul e no Sudeste.
Na segunda-feira 26, por exemplo, a massa de ar polar manterá seu núcleo entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, com ventos do Sul levando o ar frio até o Norte do Brasil. A massa de ar polar se estenderá até Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo e sul de Minas Gerais.
As temperaturas mínimas do dia ocorrerão no início da manhã. Ficarão abaixo de 4°C em grande parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e metade sul do Paraná, exceto no leste gaúcho e catarinense e norte paranaense.
A frente fria chegará a São Paulo e ao Rio de Janeiro
Há potencial para geadas em todas as regiões do Rio Grande do Sul, oeste, Planalto, região central e sul de Santa Catarina; e oeste, centro, sul e leste do Paraná. A previsão é de temperaturas negativas nos Campos de Cima da Serra no Rio Grande do Sul; na Serra e no Planalto de Santa Catarina; e no sul do Paraná.
No Sudeste, o frio também será mais intenso na segunda-feira 26, mas a frente fria ainda atuará no litoral norte de São Paulo, Rio de Janeiro, sul e sudeste de Minas Gerais e Espírito Santo. Deve haver chuvas de fraca a moderada intensidade.
As baixas temperaturas no Sudeste
As mínimas no interior de São Paulo ocorrerão no início da manhã, com temperaturas abaixo de 10°C no sul, região central e oeste; e até 14°C no norte. No leste do Estado, as mínimas ocorrerão no fim da noite, com diferença de 2 a 3°C em relação ao início da manhã.
No Sudeste, o potencial para formação de geadas no início da semana será restrito ao extremo sul de Minas Gerais, Serra da Mantiqueira em São Paulo e regiões mais elevadas entre Rio de Janeiro e Minas Gerais.
A previsão do tempo para o restante da semana
Na terça-feira 27, a massa de ar polar perderá um pouco da intensidade, e as temperaturas aumentarão um pouco na Região Sul. Contudo, a sensação de frio continuará intensa. O potencial de geadas se manterá para boa parte da região.
A última semana de agosto será marcada pelo frio no Centro-Sul do país. Entretanto, na transição do mês, é possível ver um indicativo da formação de uma onda de calor, que pode perdurar durante a primeira quinzena de setembro.