A chegada da primeira frente fria de 2025, nesta quinta-feira, 2, trará mudanças no clima do Brasil. Depois do término do ano passado, marcado por chuvas e pela atuação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul, as precipitações ainda persistem, sobretudo nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte, apesar da diminuição da convergência de umidade.
Segundo o site Meteored, a mudança no padrão climático é impulsionada pela formação e atuação de uma frente fria na Região Sul. Durante a manhã, haverá aumento de nebulosidade em Santa Catarina e no Paraná, com possibilidade de chuvas leves e isoladas do norte do Rio Grande do Sul ao sul catarinense.
No decorrer do dia, o sistema se intensifica, o que causa chuvas pontuais no centro e meio-oeste de Santa Catarina e no oeste e sudoeste do Paraná. O litoral norte gaúcho também está sob influência da frente fria. Em Mato Grosso do Sul, já foram emitidos alertas para tempestades no oeste do Estado.
Na quinta-feira à tarde, a frente fria já formada traz alertas de chuvas intensas e tempestades severas no norte, nordeste e leste do Rio Grande do Sul, o que inclui Porto Alegre.
As tempestades também devem atingir Santa Catarina e o Paraná, além de Mato Grosso do Sul. Posteriormente, os alertas se deslocam para o leste e norte paranaense, centro-leste catarinense e nordeste gaúcho.
Já no Sudeste e no restante do Centro-Oeste, há previsões de pancadas de chuva forte, chuvas intensas e tempestades no centro-norte de Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Mato Grosso. No centro-norte e leste de São Paulo e no Rio de Janeiro, as chuvas são isoladas, sem potencial para transtornos.
Frente fria vai enfraquecer ao longo da semana
Na sexta-feira 3, a frente fria perde força e avança para o oceano, porém, ainda influenciando a organização da umidade no Brasil central, no Sudeste e no norte da Região Sul.
Durante a manhã, o tempo firme predomina no Sul e no Sudeste, embora haja nebulosidade em São Paulo e em Minas Gerais. No Centro-Oeste, chuvas pontuais são esperadas em Mato Grosso, com risco de tempestades no oeste e no sul de Mato Grosso do Sul.
A partir da tarde, alertas de chuvas intensas e tempestades abrangem o norte do Paraná, centro-norte e oeste de São Paulo, Minas Gerais e todo o Centro-Oeste. No leste de São Paulo, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, o potencial de transtornos é reduzido, mas podem ocorrer tempestades pontuais.
No fim de semana, o canal de umidade se fortalece, o que traz nebulosidade e alertas de chuvas intensas e tempestades a partir da tarde. No sábado 4, os alertas se estendem por todo o Estado de São Paulo, Minas Gerais e o Centro-Oeste. No Rio de Janeiro, Espírito Santo, litoral do Paraná e norte de Santa Catarina, as chuvas ocorrem como pancadas isoladas, que podem ser intensas.