domingo, novembro 24, 2024
InícioGeralFrente fria avança pelo Brasil com temperaturas extremas

Frente fria avança pelo Brasil com temperaturas extremas

Uma nova frente fria deve avançar em diversas áreas do Brasil nos próximos dias, com baixas temperaturas já neste sábado, 6. A queda ainda mais acentuada deve ocorrer a partir da próxima semana. Na Região Sul, há até possibilidade de neve, segundo institutos de meteorologia.

De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, uma nova frente fria deve atravessar o Brasil a partir da próxima sexta-feira, 12. O fenômeno traz mais ar de origem polar e derruba ainda mais as temperaturas.

Segundo a empresa de meteorologia Climatempo, a expectativa é que a onda de frio intensifique neste sábado, com o avanço do ar frio de origem polar. O fenômeno se estende de forma mais intensa pelos três Estados da Região Sul: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Alguns municípios podem experimentar “temperaturas extremas”.

Fotos de frio, neve e chuva


Além disso, o sul do Estado de São Paulo e grande parte de Mato Grosso do Sul também devem registrar quedas significativas de temperatura. Áreas do Centro-Oeste enfrentar “friagem” de 12 a 16 de julho.

Em Corumbá (MS), a previsão é de máximas de até 20°C e mínimas próximas de 10°C, uma queda acentuada para uma cidade que normalmente tem máximas próximas de 40°C.

Segundo a Climatempo, o ar frio deve alcançar até áreas da Região Norte, como Rondônia, Acre e Amazonas. “Vale destacar que o frio na Região Norte do Brasil é comum nesta época do ano”, afirma a empresa de meteorologia. “Não deve ser uma queda tão acentuada e duradoura quanto em grande parte do Centro-Sul do país.”

Previsão para a cidade de São Paulo

Mulher se protege do frio em rua de São Paulo
São Paulo pode ter mínimas de 14ºC no fim de semana | Foto: Aloisio Maurício/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Na cidade de São Paulo, os moradores começam a sentir o frio já neste sábado, mas que vai se intensificar na segunda-feira 8. No meio da semana que vem, é prevista uma trégua, com uma nova virada de tempo que traz frio intenso a partir da sexta-feira.

Leia também:

As máximas e mínimas indicadas para a capital paulista são:

  • Sábado 6: 14°C a 21°C;
  • Domingo 7: 14°C a 25°C;
  • Segunda-feira 8: 14°C a 20°C;
  • Terça-feira 9: 14°C a 17°C;
  • Quarta-feira 10: 14°C a 20°C;
  • Quinta-feira 11: 14°C a 22°C;
  • Sexta-feira 12: 12°C a 17°C; e
  • Sábado 13: 11°C a 13°C.

A Climatempo também informou sobre a possibilidade de neve e chuva congelada em 12 e 13 de julho, em algumas regiões. “Alguns modelos apontam uma previsão de neve e chuva congelada de forma mais ampla, com possibilidade de afetar as áreas mais altas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.”

Há ainda uma pequena possibilidade de neve na Campanha Gaúcha. A região inclui municípios como Bagé e Dom Pedrito.

Frente fria no Sul

A MetSul Meteorologia alertou que o frio intenso que começou no fim de junho no Rio Grande do Sul e continua neste início de julho tende a ser “extremamente prolongado”. O fenômeno pode durar pelo menos mais duas semanas.

A MetSul informou que os dias mais gelados ainda estão por vir. O início deste mês já registrou temperaturas de até -7°C no sul do Rio Grande do Sul. Os termômetros chegaram a quase -8°C no Planalto Sul Catarinense e -1°C na Porto Alegre.

“O padrão da chamada Oscilação Antártica desde o fim do mês de junho tem favorecido sucessivas incursões de ar polar no Cone Sul da América”, comunicou a MetSul. “O que afeta a Argentina, Uruguai e o Sul do Brasil, o que vai se manter no curto prazo.”

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui