Enquanto uma frente fria avança pelo Sul e provoca instabilidades nesta terça-feira, 20, o litoral do Nordeste enfrenta chuvas intensas associadas à circulação dos ventos e ao transporte de umidade. Em grande parte do Centro-Oeste e do Sudeste, o tempo se mantém firme e com temperaturas elevadas durante o dia.
A circulação dos ventos sobre o oceano transporta umidade para o litoral do Nordeste e mantém a condição de instabilidade entre o Rio Grande do Norte e o sul da Bahia. Os destaques vão para Alagoas e Pernambuco, que seguem sob alerta por causa dos altos acumulados de chuva.
A previsão mostra volumes superiores a 100 mm em Maceió e Recife, com risco de alagamentos e enchentes. O mapa de precipitação acumulada confirma a concentração das chuvas ao longo da faixa litorânea nordestina, especialmente entre João Pessoa, Recife e Maceió. Salvador também pode registrar pancadas.
Na Região Norte, a umidade segue elevada, com pancadas de chuva frequentes, especialmente no Amazonas, no Amapá e no Pará. Belém, Manaus e Boa Vista apresentam risco de chuvas com trovoadas ao longo do dia. Já em Porto Velho e Rio Branco, o calor se mantém, com máximas acima de 30°C, que alterna entre momentos de sol e pancadas isoladas.
O tempo se mantém estável na maior parte do Centro-Oeste. Cidades como Brasília, Cuiabá e Campo Grande terão predomínio de sol, temperaturas elevadas à tarde e umidade relativa do ar em queda, principalmente no período vespertino, de acordo com o site Meteored.
No Sudeste, o dia será de sol entre poucas nuvens e calor em boa parte da região, com destaque para o interior de São Paulo e Minas Gerais, onde as máximas superam os 27°C. Já no leste paulista, inclusive a capital, a presença de nebulosidade aumenta ao longo da tarde, com possibilidade de chuvisco isolado.
Frente fria na Região Sul
O Sul do Brasil será o centro das instabilidades nesta terça-feira. Uma frente fria que se formou entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina durante a madrugada provoca chuvas, especialmente nas áreas de divisa entre os Estados.
Os mapas mostram acumulados expressivos no norte do Rio Grande do Sul e no oeste catarinense, com destaque para as regiões de Erechim, Vacaria, Chapecó e Palmitos. Durante a tarde, o sistema perde força ao avançar em direção ao oceano, mas a presença de um cavado atmosférico no norte gaúcho favorece o surgimento de uma nova frente fria.

As temperaturas caem levemente, com máximas entre 20°C e 24°C. Em Porto Alegre, o tempo permanece instável, com possibilidade de pancadas mais intensas. Em Santa Catarina e no Paraná, o dia começa com chuvas, mas a tendência é de tempo mais firme e quente à tarde.
As temperaturas ficam amenas, com máximas entre 24°C e 28°C, especialmente no norte do Paraná. Assim, a terça-feira será marcada por instabilidades no litoral nordestino, avanço de frente fria com chuvas no Sul e tempo seco e quente nas regiões centrais.