quinta-feira, maio 29, 2025
InícioGeralFrente fria atinge grande parte do Brasil nesta quarta-feira, 28

Frente fria atinge grande parte do Brasil nesta quarta-feira, 28

A quarta-feira, 28, será marcada por uma mudança brusca nas condições climáticas em grande parte do território brasileiro. O avanço de uma frente fria intensa, acompanhada pela primeira massa de ar polar do ano, deve provocar chuvas volumosas, rajadas de vento, declínio acentuado das temperaturas e até mesmo fenômenos invernais, como geada e neve.

Os impactos serão sentidos de forma mais intensa nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, mas os efeitos se estendem também ao Norte do país, com previsão de instabilidades em Estados como Rondônia e Acre, de acordo com o site Meteored.

O Sul do Brasil enfrentará condições meteorológicas extremas ao longo do dia. Um ciclone extratropical atua sobre o Rio Grande do Sul, com chuvas volumosas, ventos intensos (com rajadas de até 150 km/h) e a possibilidade de precipitações invernais, como neve nas serras gaúcha e catarinense.

Além das fortes chuvas no Sul, a frente fria empurra uma massa de ar polar para o interior do Brasil e derruba as temperaturas no Centro-Oeste e no Sudeste. No Mato Grosso do Sul, Campo Grande registrará mínima de 11 °C e máxima de 25 °C.

Frente fria avança em São Paulo

Em São Paulo, a temperatura deve variar entre 15 °C e 27 °C, com tempo parcialmente nublado e possibilidade de pancadas isoladas. O mapa de temperaturas confirma o avanço do ar frio, especialmente no sul de Mato Grosso, sul de Goiás e oeste paulista.

As instabilidades também atingem Rondônia, Acre e oeste do Amazonas. Porto Velho terá tempo chuvoso, com mínima de 23 °C e máxima de 31 °C. No Centro-Oeste, cidades como Cuiabá e Goiânia devem registrar pancadas de chuva ao longo do dia, acompanhadas de queda de temperatura.

Temperatura prevista para a tarde de quarta-feira, 28, mostra o contraste térmico por causa da passagem da frente fria sobre o Sul do Brasil | Foto: Meteored/Reprodução
Temperatura prevista para a tarde de quarta-feira, 28, mostra o contraste térmico por causa da passagem da frente fria sobre o Sul do Brasil | Foto: Meteored/Reprodução

A Região Nordeste permanece sob influência de calor e umidade elevada, com máximas próximas de 30 °C na maioria das capitais. Contudo, há previsão de pancadas de chuva em áreas litorâneas, como Salvador, Natal e Fortaleza. Maceió, por exemplo, terá mínima de 23 °C e máxima de 28 °C com chance de instabilidade.

Em contraste, áreas do interior do Brasil, como o Tocantins e o norte de Goiás, apresentam tempo seco, céu aberto e temperaturas elevadas. Palmas terá máxima de 33 °C com mínima de 23 °C sob predomínio de sol.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui