sexta-feira, novembro 8, 2024
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Free Flow: 12 mil motoristas ‘furam’ pedágio automático em SP

Aproximadamente 12 mil motoristas passaram pelo pedágio free flow – aquele automático, sem cabine nem cancela – e não pagaram a tarifa em Itápolis, no interior de São Paulo. As informações são do jornal Folha de S. Paulo, com base em dados fornecidos pela concessionária EcoNoroeste.

O pedágio em questão, cuja tarifa sem desconto é de R$ 8,90, fica no km 179 da Rodovia Laurentino Mascari (SP-333). E o número de evasões representa 8,4% do total de veículos que passaram pelo pedágio. A inadimplência afetou a receita da empresa em 7%.

Os dados levantados pela concessionária cobrem o período entre 4 de setembro e 4 de outubro de 2024 – o primeiro mês de funcionamento do pedágio free flow.

No pedágio free flow, motorista passa e tem 30 dias para pagar

Neste tipo de pedágio, o motorista passa e paga depois, por meio de algum dos canais oferecidos pela concessionária. O prazo para pagar é de 30 dias. Caso não pague, o motorista receberá uma multa de R$ 195,23. E perderá cinco pontos na carteira, por esta ser considerada uma infração grave de trânsito.

Motoristas têm até 30 dias para pagar após passar por um pedágio do tipo free flow (Imagem: Reprodução/ANTT)

Veículos de passeio e comerciais têm desconto, que variam de 5% a 96%. E a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) cita alguns meios oferecidos para pagar o pedágio automático. São eles:

  • Pedágio Pay;
  • WhatsApp (0800 326 3663);
  • Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) da Rodovia Laurentino Mascari;
    • Pagamento feito de forma presencial (via atendente ou totem de autoatendimento);
    • Aceita-se cartões de débito e crédito, Pix e dinheiro.

Pedágio automático aparece em vários pontos do Brasil

Em São Paulo, além do km 179 da SP-33, em Itápolis, o pedágio free flow foi instalado no km 110, em Jaboticabal. Ele também foi instalado em em dez pontos nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. E em rodovias federais, como a BR-101 (a Rio-Santos) nas regiões de Mangaratiba (RS), Paraty (RJ) e Itaguaí (RJ).

Carros em avenida
Além do estado de São Paulo, pedágio free flow foi instalado no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul (Imagem: José Cruz/Agência Brasil)

O free flow tem pontos instalados nas rodovias com câmeras e sensores para identificar a placa do veículo. Quando o automóvel passa, a informação é registrada, cruzada com um banco de dados e a tarifa é gerada.

A adoção do sistema pela ANTT deve acontecer de forma gradual até 2030, até substituir todas as praças de pedágio convencionais. A expectativa é que os trabalhadores desse serviço sejam incorporados na nova operação.

Saiba mais sobre o pedágio automático nesta matéria do Olhar Digital.

Via Olhar Digital

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