sexta-feira, julho 5, 2024
InícioInternacionalFrança expulsa imigrantes em Paris às vésperas dos Jogos Olímpicos; entenda

França expulsa imigrantes em Paris às vésperas dos Jogos Olímpicos; entenda

Cerca de 250 autoridades francesas expulsaram, nesta quarta-feira, 17, centenas de imigrantes que se alojavam em uma fábrica abandonada ao sul de Paris, na comuna de Vitry-sur-Seine. A maioria dos 450 residentes que moravam no local estavam esperando por um alojamento social.

Parte das pessoas saiu do edifício no início desta semana, quando as autoridades anunciaram a ação. Os últimos remanescentes foram embora nesta quarta-feira com seus pertences em sacolas e malas.

Do lado de fora da construção havia vários ônibus esperando para levar os imigrantes a outras cidades do país. Orleans, no centro da França, e Bordeaux, no sudoeste, eram destinos programados.

Muitos imigrantes não queriam sair dos arredores de Paris

Em entrevista à agência francesa de notícias AFP, o sudonês Abakar, de 29 anos, disse que estava na região para cursar logística. Ele também estava esperando por uma vaga de emprego em um supermercado. “Quero ficar aqui”, disse o homem.

“Sabe, a França não é só Paris”, aconselhou uma mulher a um jovem imigrante. “Bordeaux é bonito, faz mais calor do que aqui.”

Com a ação, grupos da sociedade parisiense acusaram a cidade de querer esconder moradores de rua para deixar o espaço “mais bonito” durante os Jogos Olímpicos, que terão início no dia 26 de julho e vão até 11 de agosto.

As autoridades francesas disseram ter um programa de alojamento para aqueles que ainda desejam ficar na região de Paris. A solução, no entanto, ainda é incerta.

“O número de pessoas em situação de rua está aumentando”, afirmou a organização Le Revers de la Médaille. “No terreno, observamos efeitos muito preocupantes da preparação dos Jogos Olímpicos na Região Metropolitana de Paris: expulsões forçadas de populações em situações de habitação informal e precária e afastamento de pessoas em situação de rua.”


Gabriel de Souza é estagiário da Revista Oeste em São Paulo. Sob supervisão de Edilson Salgueiro



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui