A operadora ferroviária nacional da França revelou a nova geração de trens de alta velocidade, com interiores sofisticados que já estão chamando atenção online.
Batizados de INOUI — um jogo de palavras com o termo francês inouï, que significa inédito ou incrível —, esses trens representam a quinta geração do TGV, o serviço ferroviário intermunicipal de alta velocidade que há quase 45 anos está na vanguarda do setor.
Após mais de um milhão de quilômetros de testes, os novos trens, fabricados inteiramente na França, foram apresentados este mês pela SNCF Voyageurs, operadora nacional de transporte de passageiros, e pela fabricante Alstom.
“Quarenta e cinco anos depois do primeiro TGV, vamos revolucionar mais uma vez as viagens de alta velocidade”, afirmou Christophe Fanichet, CEO da SNCF Voyageurs, em comunicado.
“Vibes futuristas dos anos 70”
Com velocidade máxima de 320 quilômetros por hora, os novos trens rapidamente se tornaram um sucesso nas redes sociais, onde muitos elogiaram o design como “incrível”.
“Essas vibes futuristas dos anos 1970 dão ao trem um ar moderno e retrô ao mesmo tempo”, comentou Jan Buis, entusiasta de tecnologia e design, em uma publicação no X.
Os vagões de primeira e segunda classe têm interiores claros e são decorados com luminárias amarelas marcantes. As icônicas luminárias de mesa do TGV ganharam um novo design, arredondado para combinar com os assentos, trazendo cor e um toque de humor, segundo a SNCF.
O projeto é fruto de uma parceria entre a consultoria francesa de engenharia Arep e o estúdio japonês de design Nendo, com um foco especial no conforto.
“O objetivo era trazer um novo olhar, romper com o convencional no setor ferroviário e trazer encanto a um ambiente técnico e industrial”, destacou a Arep. O interior foi pensado para oferecer uma “bolha de conforto mais pessoal em um espaço compartilhado”.
Experiência gastronômica a bordo
A culinária francesa também terá seu espaço de destaque. O vagão-restaurante, que ocupa dois andares, oferecerá produtos locais de qualidade. No térreo, os passageiros poderão comprar itens de autoatendimento, enquanto o andar superior abrigará um bistrô aconchegante, com pratos sazonais e vinhos franceses.
Design pensado para todos
Pela primeira vez na história do TGV, toda a equipe operacional participou do desenvolvimento do projeto. Condutores, motoristas e equipes de manutenção ajudaram a definir layouts mais práticos para o dia a dia de trabalho. Os maquinistas, por exemplo, usaram realidade virtual para testar e escolher entre três opções de cabine.
O design também considerou a experiência dos passageiros. Foram incluídas áreas de descanso, mais trocadores para bebês e até micro-ondas para facilitar a vida de famílias viajando com crianças. Além disso, um novo vagão foi projetado para cadeirantes, permitindo embarque autônomo e pedidos de refeição diretamente do assento.
A estreia dos novos trens está prevista para 2026, na linha Paris-Lyon-Marselha, levando os passageiros da capital à costa sul da França em apenas três horas.