domingo, julho 7, 2024
InícioCiência e tecnologiaFóssil revela tartaruga gigante que viveu na Amazônia há 40 mil anos

Fóssil revela tartaruga gigante que viveu na Amazônia há 40 mil anos

Um fóssil encontrado na região de Porto Velho, capital do estado de Rondônia, revelou a maior tartaruga de água doce descoberta até o momento. As evidências apontam que a Peltocephalus dumerilianus vivia na Amazônia brasileira no período do Pleistoceno, há 40 e 9 mil anos.

Com um casco de comprimento de 180 centímetros, a tartaruga supera o tamanho dos animais conhecidos, que tinham medidas que chegavam a 150 centímetros. Até então, só sabiam da existência delas no período do Mioceno, de 23 a 5 milhões de anos atrás.

Os restos fósseis foram encontrados por garimpeiros que atuam na região de Taquaras, em Rondônia. Partes da mandíbula inferior da tartaruga apontam que o animal conviveu com os humanos primitivos, que habitaram a região da Amazônia brasileira há 12.600 anos.

Dr. Gabriel S. Ferreira (à direita), coletando amostras para as análises geoquímicas / Senckenberg/Universidade de Tubingen/Divulgação

A tartaruga recebeu o nome de “Maturin”, em homenagem a um dos livros de Stephen King. Na obra “A Coisa”, o animal é um dos 12 Guardiões dos Feixes.

Gabriel S. Ferreira, cientista do Centro Senckenberg para a Evolução Humana e Paleoambiente na Universidade de Tübingen, explica que a tartaruga “é responsável pela criação do universo nos romances e filmes de King”.

Parte da mandíbula inferior da recém-descoberta tartaruga gigante / Senckenberg/Universidade de Tubingen/Divulgação

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui