quinta-feira, setembro 19, 2024
InícioCiência e tecnologiaFortnite voltou ao iPhone - mas só na Europa

Fortnite voltou ao iPhone – mas só na Europa

No começo do ano, falamos aqui no Olhar Digital como o Fortnite voltaria ao iPhone ainda em 2024. O dia do retorno do game ao iOS chegou: nesta sexta-feira, 16 agosto. Porém, para quem gostaria de jogá-lo em um celular da Apple aqui no Brasil, não comemore tão cedo: esse retorno afeta apenas usuários europeus.

Isso ocorre porque a legislação da União Europeia exige que a Apple permita lojas de aplicativos de terceiros em seus dispositivos, enquanto outras partes do mundo não possuem uma legislação que exija o mesmo.

Como jogar Fortnite no iPhone após banimento da Apple

Para ter o Fortnite novamente, os usuários terão que instalar uma loja de aplicativos alternativa em seus telefones para baixar o jogo, como a recém-lançada loja da Epic Games, empresa que desenvolve o game.

A loja da Epic também está disponível em dispositivos Android pela primeira vez, mas os downloads dos games da empresa através dela tem sido devagar em ambos os sistemas operacionais. A Epic chegou a culpar Apple e Google pela lentidão.

A Epic alegou que as duas empresas tentam “introduzir experiências de instalação intencionalmente de baixa qualidade, carregadas de várias etapas e configurações confusas”.

Ao menos na Europa, a Apple foi obrigada a deixar a Epic ter sua própria loja nos iPhones – Imagem: Camilo Concha/Shutterstock

A nova legislação da União Europeia, chamada Lei dos Mercados Digitais, entrou em vigor em março, e sua aplicação faz a Apple ter de permitir lojas de aplicações alternativas nos seus dispositivos.

“Fortnite foi liberado no iOS na Europa, graças ao Lei dos Mercados Digitais”, disse o chefe da Epic, Tim Sweeney, no X.

“A Apple continua a bloquear o Fortnite de um bilhão de jogadores no resto do mundo, e a batalha continua para restaurar a concorrência no mercado livre”, completou Sweeney.

Por que a Apple ainda bloqueia lojas de app de terceiros fora da UE?

  • A Apple diz que isso ocorre principalmente por razões de segurança.
  • No entanto, a Epic argumenta que a Apple apenas quer manter seu o monopólio, cobrando altas taxas nos downloads em sua loja oficial
  • Até 30% de comissão nas compras são cobrados pela Apple aos desenvolvedores de aplicativos quando o download na App Store do iPhone é realizado.

Uma comissão semelhante é cobrada pelo Google quando os aplicativos são baixados por meio da Google Play Store. Contudo, os usuários do Android já podiam baixar o aplicativo do Fortnite diretamente da Epic Games em seus telefones.

Quando a Epic deixou de pagar as comissões para Apple e Google, em 2020, o Fortnite deixou de ser permitido nos dispositivos iOS e Android.

apple
4 anos depois, o Fortnite poderá ser jogado nos iPhones novamente, ao menos na Europa – Imagem: rafapress/Shutterstock




com sua assinatura Prime.
Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui