O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para fortes chuvas que atingem a Região Sul do Brasil nesta quarta-feira, 20. A equipe do Inmet divulgou o aviso de “grande perigo” na tarde desta terça-feira, 19, e ele é válido até o meio-dia de hoje. O Inmet classifica os alertas em três níveis de severidade: perigo potencial (amarelo), perigo (laranja) e grande perigo (vermelho).
A região mais afetada será o nordeste do Rio Grande do Sul e o sudeste de Santa Catarina, incluindo a capital Florianópolis. O alerta prevê chuvas intensas, que podem ultrapassar 60 mm por hora ou 100 mm ao longo do dia. Esse volume de precipitação representa risco elevado de alagamentos, deslizamentos de terra e transbordamento de rios.
Cerca de 93 municípios podem ser afetados por essa forte chuva, que atingirá áreas vulneráveis a esses fenômenos climáticos. O Inmet orienta os moradores a monitorarem possíveis mudanças nas encostas. Eles devem buscar abrigo em locais seguros e, caso haja inundações, desligar os aparelhos elétricos e os quadros de energia. A recomendação é que os moradores protejam os objetos pessoais, colocando-os em sacos plásticos.
Além disso, uma frente fria deve influenciar as condições climáticas da região, resultando em uma queda nas temperaturas em algumas cidades. Porto Alegre e Florianópolis registrarão as mínimas mais baixas do dia, com 16°C e 18°C, respectivamente. Assim, a capital gaúcha e a capital catarinense enfrentarão um dia mais frio, o que, por sua vez, agravará a situação para as pessoas nas áreas afetadas pelas chuvas fortes.
Portanto, a recomendação é que a população esteja atenta às atualizações do Inmet e adote as medidas necessárias para se proteger desses eventos climáticos extremos.
Alerta laranjo de chuvas no Paraná
O Inmet também emitiu um alerta laranja para chuvas intensas no Paraná nesta quarta-feira. Além disso, o Estado recebeu outros três avisos de temporais.
O alerta amarelo, de chuvas intensas, prevê precipitação entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos de 40 a 60 km/h. Com esses dois avisos, 236 cidades do Paraná estão sob risco.
O terceiro alerta amarelo afetará quase todo o Estado entre esta quarta e esta quinta-feira, 21. O aviso também prevê chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos que podem variar de 40 a 60 km/h.