O Fortaleza não tem mais chances de conquistar o título, mas nas duas rodadas finais da Série A nacional ainda pode alcançar a melhor colocação de um clube do Nordeste na história do Brasileirão. Nesta quarta-feira (4), o rival será o Atlético-GO, lanterna da competição e já rebaixado à Série B em 2025.
O jogo no estádio Antônio Accioly, em Goiânia, pela 37ª e penúltima rodada começa às 21h30 (de Brasília), com transmissão da TV Globo (para Goiânia e Fortaleza) e do Premiere.
A derrota para o Vitória, 2 a 0 no final de semana, acabou com as chances do Fortaleza conquistar o título da Série A do Brasileiro. Mas para os dois jogos finais na competição, contra Atlético-GO e Inter, o objetivo do clube cearense é conseguir a melhor colocação da história de um clube do Nordeste no Brasileirão por pontos corridos.
Este feito já é do Leão do Pici. Em 2021, na primeira temporada do técnico Juan Pablo Vojvoda, o Fortaleza somou 58 pontos, o que era até 2024 sua maior pontuação na competição.
O time acabou na quarta colocação, atrás de Atlético (84 pontos), Flamengo (71) e Palmeiras (66), no que foi a melhor posição de um clube do Nordeste até hoje na Série A por pontos corridos, formato adotado em 2003.
O Fortaleza tem 65 pontos, o que já é a sua melhor campanha (pontuação), e também de um clube do Nordeste, no Brasileirão por pontos corridos. O Vitória, em 2013, e o Sport, em 2016, detinham esse posto até esta edição com 59 pontos conquistados. Mas ambos terminaram abaixo da quarta posição de 2021 dos cearenses.
O Fortaleza ainda pode ser vice-campeão em 2024, apesar de a distância para o Palmeiras, atualmente o segundo colocado, ser de cinco pontos com seis a jogar. É preciso que o Verdão seja derrotado por Cruzeiro (fora) e Fluminense (em São Paulo), e que o Tricolor do Pici ganhe seus dois confrontos, para a pontuação ficar 71 a 70 a favor dos cearenses. Empate em pontos a vantagem é palmeirense por causa do número de vitórias.
Nesse cenário, a terceira colocação é mais viável e aí a disputa é contra Flamengo, terceiro no momento com 66 pontos, e Inter, que tem os mesmos 65 do Leão, mas um saldo de gols melhor, 21 a 13.
Contra o Inter há o confronto direto na última rodada, no domingo (8), na Arena Castelão, portanto se vencer seus dois jogos que restam automaticamente o Fortaleza será ao menos quarto, passando o Inter.
Então seria preciso secar o Flamengo, que visita o Criciúma, no meio de semana, e fecha sua campanha recebendo o Vitória, no Rio, no domingo (8). O Fortaleza já tem vaga assegurada direto na fase de grupos da Copa Libertadores de 2025.
O zagueiro Titi acumulou três cartões amarelos e não poderá jogar. Ele foi advertido contra o Vitória. Aos 36 anos, o defensor recuperou a titularidade nas últimas partidas, formando a dupla de defensores com Kuscevic.
Brítez, que tem atuado improvisado na lateral direita, é opção para voltar à zaga. Contra o Vitória, Britez ficou no banco e quem atuou na ala foi Tinga. Outra possibilidade é Britez entrando na lateral direita e Tomás Cardona formando a zaga com Kuscevic.
Quem retorna de suspensão é outro lateral-direito, Eros Mancuso, mas que está atuando na esquerda, com boas atuações. Bruno Pacheco, primeira opção a maior parte da temporada, está machucado, e Felipe Jonatan foi titular em Salvador, mas teve atuação ruim.
O desempenho abaixo do esperado contra o Vitória pode fazer com que o técnico Juan Pablo Vojvoda retorne com o meia Martinez e o atacante Moisés entre os titulares.
No Atlético-GO, o técnico Anderson Gomes não terá o atacante artilheiro do time no Brasileiro, com oito gols, Luiz Fernando. Ele foi expulso no empate por 2 a 2 contra o Vasco. Outro fora é o meia Jorginho, lesionado.
Atlético-GO: Ronaldo; Bruno Tubarão, Adriano Martins, Alix Vinicius e Guilherme Romão; Roni, Baralhas, Rhaldney e Shaylon; Janderson e Derek. Técnico: Anderson Gomes.
Fortaleza: João Ricardo; Brítez (Tinga); Kuscevic, Tomás Cardona (Brítez) e Eros Mancuso; Matheus Rossetto, Hércules e Martinez; Marinho, Lucero e Moisés. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
- Data e horário: 4 de dezembro de 2024, às 21h30 (de Brasília)
- Árbitro: Lucas Casagrande (PR)
- Auxiliares: Neuza Inês Back (Fifa-SP) e Alessandro Álvaro Rocha de Matos (BA)
- VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (Fifa-SP)
- Transmissão: Globo e Premiere