O Fortaleza vai tentar repetir, em 2024, a boa campanha na Copa Sul-Americana, torneio em que ficou com o vice-campeonato em outubro passado. A vitória por 1 a 0 sobre o rebaixado Goiás na noite deste domingo (3) na Arena Castelão garantiu a vaga no torneio continental. O jogo foi válido pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A.
A doída derrota para a LDU de Quito, no Uruguai, por 4 a 3 nos pênaltis após 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação, atrapalhou o fim de temporada do Fortaleza, que acumulou dez jogos sem vencer, nove pelo Brasileirão. Isso acabou com qualquer chance de ficar no G6 e garantir vaga na Copa Libertadores no ano que vem.
Mas foi possível se recuperar na reta final, bater o Bragantino, 2 a 1 no meio de semana passado, e os goianos neste domingo, para zerar qualquer possibilidade de rebaixamento e ser um dos seis brasileiros na Sul-Americana em 2024 via Brasileirão.
O Fortaleza foi aos 51 pontos, na 10ª colocação da Série A, enquanto o Goiás manteve os 35, na 18ª posição.
Não demorou para o Fortaleza impor ritmo e abrir o placar. Aos seis minutos, Thiago Galhardo lançou Calebe, que cruzou rasteiro, Lucas Halter não cortou e Guilherme fez o gol.
O técnico Juan Pablo Vojvoda escalou a base principal, com algumas pequenas mudanças por desgaste físico: Bruno Pacheco deu lugar a Escobar na lateral esquerda, e no meio Lucas Sasha jogou na vaga de Zé Welison.
O Fortaleza dominou as ações, empilhou chances perdidas, mas não conseguiu fazer o segundo gol, mesmo com substituições feitas por Vojvoda no segundo tempo. No fim, o treinador ainda colocou jogadores que se despedem do Castelão, já que vão embora, como o meia Lucas Crispim, que jogará no futebol da Tailândia.
Mais de 50 mil pessoas estiveram no estádio nesta noite. Todos motivados pelo fim da série negativa no meio da semana, contra o Bragantino, pela promoção no preço dos ingressos, a partir de R$ 10, e por ser o último jogo do time em casa na Arena Castelão neste ano. Agora só em janeiro de 2024, pelo Campeonato Cearense.
Pela 38ª e última rodada do Brasileirão, o Fortaleza visita o Santos, na Vila Belmiro, no litoral paulista, na próxima quarta-feira (6), às 21h30. Já o Goiás recebe o América-MG, em Goiânia, no mesmo dia e horário, em encontro entre rebaixados para a Série B em 2024.
Fortaleza: João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Escobar; Lucas Sasha, Caio Alexandre (Zé Welison) e Calebe (Pochettino); Yago Pikachu (Lucas Crispim), Thiago Galhardo (Lucero) e Guilherme (Marinho). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Goiás: Tadeu; Maguinho (Alesson), Lucas Halter, Edu e Dieguinho; Willian Oliveira (Raphael Guzzo), Morelli (Dodô), Luis Oyama e Guilherme (Breno Herculano); Anderson e Pedrinho (Matheus Babi). Técnico: Mario Henrique.
Gol: Guilherme (6min1ºT) para o Fortaleza
Cartões Amarelos: Titi, Thiago Galhardo (Fortaleza); Guilherme, Dieguinho (Goiás)
Público: 50.317 presentes
Renda: R$ 454.576,00
Motivo: 37ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A
Data e horário: 3 de dezembro de 2023 (domingo), às 18h30 (de Brasília)
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa/RS)
Auxiliares: Mauricio Coelho Silva Penna (RS) e Michael Stanislau (RS)
Árbitro de vídeo: Daniel Nobre Bins (Fifa/RS)