Em 2021, o Fortaleza ficou seis jogos sem vencer, entre as rodadas 16 e 21 do Campeonato Brasileiro da Série A. Foram quatro empates e duas derrotas naquele período, no que era até agora a pior sequência com Juan Pablo Vojvoda como técnico. Era, porque a de 2023 já superou.
São sete partidas de jejum. Seis pelo Campeonato Brasileiro, com cinco derrotas e um empate, e entre eles o 1 a 1 contra a LDU de Quito, em 28 de outubro, na final da Copa Sul-Americana, no Uruguai. Após a igualdade no tempo normal e na prorrogação, os brasileiros perderam o título nas cobranças de pênaltis por 4 a 3.
O argentino Vojvoda assumiu o Leão em maio de 2021, portanto são dois anos e seis meses de trabalho.
No próximo sábado (18), o Fortaleza tentará encerrar a série ruim contra o Cruzeiro. O jogo na Arena Castelão terá início às 18h30 (de Brasília), pela 30ª rodada da Série A, adiado justamente por causa da participação do Leão na decisão do torneio continental.
A sequência sem ganhar do Fortaleza é a seguinte:
- Bahia 2 x 0 Fortaleza
- Atlético-MG 3 x 1 Fortaleza
- Fortaleza 0 x 2 Flamengo
- Athletico-PR 1 x 1 Fortaleza
- Cuiabá 2 x 1 Fortaleza
O último triunfo foi há mais de um mês, em 8 de outubro, um 3 a 2 frete ao América-MG, na Arena Castelão, pelo Brasileirão. Os maus resultados fizeram o time despencar para a 12ª colocação, com 43 pontos, a 14 do G6, grupo de seis times que se classificará para a Copa Libertadores de 2024 e que, mesmo com dois jogos a menos, parece inviável agora.
O objetivo passa a ser somar quatro pontos, para zerar a chance do rebaixamento, e ficar até a 14ª posição e se garantir na Copa Sul-Americana no ano que vem. Além do Cruzeiro, o Fortaleza tem um jogo a fazer contra o Botafogo, adiado da 29ª rodada. Será no dia 23 de novembro, às 19h (de Brasília), no Castelão.